O texto base do “Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção”, lançado no dia 27 de setembro, durante a Conferência Ethos 360° em São Paulo, é um documento elaborado de forma coletiva pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), Instituto Ethos, Observatório Social do Brasil, Rede Brasil do Pacto Global (ONU), Rede de Controle Nacional e Transparência Internacional Brasil, que conta com a participação do ex-ministro Jorge Hage e apoio do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA), da FGV Direito SP e FGV Direito RJ.
Este documento, denominado como texto base, foi formulado com o intuito de subsidiar o diálogo, provocar o debate público e indicar medidas a serem trabalhadas na agenda de Integridade. O texto do Plano Nacional contém, dentre outros itens, a avaliação do estágio atual e a identificação de desafios e novos avanços necessários. Trata-se de uma proposta composta por um conjunto de medidas abertas à contribuição de todos, que resultarão em projetos de lei, emendas, programas, posicionamentos públicos ou campanhas de mobilização.
Conheça o texto base do Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção aqui.
Os encaminhamento rumo a um Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção se desdobrou em duas iniciativas que o Instituto Ethos vem desenvolvendo, o Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, o qual você pode saber mais aqui e a Coalizão Unidos Contra a Corrupção, cujo site por ser acessado aqui.
Confira como foi o lançamento do texto base do Transparência e Combate à Corrupção aqui.
Leia artigo sobre a iniciativa publicado na revista Veja.