Eixo temático
Comunidade e Sociedade
Principal objetivo da prática
Disseminar a cultura de participação junto aos profissionais da Promon por meio da divulgação de informações com foco na educação em comunidades do entorno das operações da empresa.
Oferecer aos profissionais uma ação voluntária na área de educação junto à comunidade do entorno da empresa.
Promover atividades que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, como campanhas de sensibilização e ações que cooperem com a aproximação de pais e filhos nas escolas.
Público alvo
Comunidade.
Motivação
A Promon Engenharia busca colaborar com o desenvolvimento de projetos educacionais e sociais nas comunidades onde atua. No caso de Araucária, a empresa propôs à Unidade de Responsabilidade Social o desenvolvimento de uma iniciativa que tivesse continuidade após a finalização da obra, mesmo depois do encerramento da participação da empresa. Coube ao Instituto Razão Social, mantido pela Promon e pela Gerdau, a elaboração de um projeto que se encaixasse na encomenda. O Instituto recomendou a adesão ao Plano de Mobilização Social pela Educação, do MEC, por meio da realização de ações de mobilização com os funcionários da empresa e no município de Araucária. Originou-‐se assim o Plano de Mobilização Social pela Educação da empresa, que depois foi ampliado no Plano de Mobilização Social pela Educação de Araucária.
Descrição da prática
O Plano de Mobilização Social pela Educação é o resultado do chamado do Ministério da Educação à sociedade para um trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira. O plano tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância. Em parceria com outras organizações empresariais, da sociedade civil e governamentais, a Promon está desenvolvendo ações de divulgação de informações sobre a importância da participação da família na vida escolar de crianças e adolescentes para os funcionários de uma obra, com a participação da Promon Engenharia e da Camargo Corrêa, localizada no município de Araucária (PA).
As ações do Plano de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas pela Promon Engenharia abrangem os profissionais a própria empresa e a comunidade. Internamente, são realizadas atividades de sensibilização dos profissionais para o valor da educação e de conscientização sobre a importância dos pais acompanharem a vida escolar dos filhos. Nas comunidades, são articulados atores-‐chaves para o fortalecimento do Plano de Mobilização Social pela Educação, a fim de garantir sua continuidade após o encerramento da obra da empresa na comunidade.
Parcerias
Parceria com a Secretaria de Educação nas comunidades do entorno da operações da empresa.
Ferramentas de gestão
Para esta iniciativa, não existe uma ferramenta de gestão que apoie o projeto, mas é possível descrever algumas etapas importantes para a sua implementação:
- Adotar estratégia de atuação social alinhada ao modelo de negócio da empresa;
- Identificar o apoio de instituições parceiras no desenho da iniciativa;
- Divulgar a mobilização social pela educação nos instrumentos de comunicação da empresa;
- Realizar ações de mobilização social pela educação nas atividades de recepção de novos funcionários da empresa;
- Constituir Comitês de Mobilização Social pela Educação na empresa;
- Constituir Comitês de Mobilização Social pela Educação na comunidade;
- Levantar formas de relação entre pais e escolas entre os profissionais da empresa;
- Realizar Encontros de Mobilização Social pela Educação na comunidade;
- Realizar Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na comunidade;
- Estabelecer parceria com a Secretaria de Educação nas comunidades do entorno da operações da empresa; e
- Realizar ações de mobilização social pela educação em escolas públicas.
Resultados e benefícios
Os principais resultados alcançados pela iniciativa são:
- 5.500 pessoas envolvidas com as ações do Plano;
- 4 mil cartilhas do MEC distribuídas entre os funcionários da empresa e comunidade em geral;
- 35 funcionários diretamente envolvidos com as ações do Plano (Comitê Mobilizador);
- Dez municípios estão replicando as ações do Plano de Mobilização Social pela Educação em Araucária; e
- Realização de dois encontros com a comunidade de Araucárias com a participação de cerca de duzentas pessoas, entre representantes de pais e mães, Secretaria de Educação de Araucária e região, representante do MEC e profissionais do ensino (professores, diretores e supervisores escolares).
Contato
Nome: Fábio Risério
E-mail: [email protected]
Dados da empresa
Nome: Promon Engenharia
Setor: Indústria Construção
Porte: Grande
Localização: Estado de São Paulo
Website: www.promon.com.br