Eixo temático
Meio Ambiente
Data de início
2012
Principais objetivos da prática
Reduzir os impactos ambientais dos produtos de limpeza; aplicar a metodologia ACV; desenvolver critérios para que o mercado possa adquirir produtos com menor impacto ambiental; utilizar as premissas para rever o portfólio da empresa.
Motivação
Decidida a conhecer e reduzir o impacto ambiental da limpeza profissional, a RL Higiene encontrou respostas na metodologia ACV (Avaliação do Ciclo de Vida), da norma ISO 14000. Trata-se de um procedimento técnico de avaliação de todos os recursos ambientais que envolvem um produto, desde a extração e síntese das matérias-primas até seu descarte final no ambiente, também conhecido como conceito “do berço ao túmulo”.
Descrição da prática
A inovação consistiu da brutal redução de impactos negativos ao meio ambiente obtida com a nova fórmula, relevância confirmada com a escolha do caso para participar do Congresso Mundial sobre o tema LCM (Life Cicle Management) em 2011. O desconhecimento dos impactos ambientais, bem como de formas objetivas para mensurá-lo, faz com que o mercado ainda se paute pelo menor preço em suas decisões e tenha baixa preocupação com o desperdício e o descarte. Com o lançamento do Limpador Multiuso Higindoor Vert, é possível adotar práticas de limpeza em ambientes institucionais que causem menor dano ao meio ambiente, pelo mesmo custo.
O conhecimento gerado pelo estudo trouxe premissas para a revisão da fórmula de outros produtos de limpeza do portfólio da empresa. Em 2008, a RL foi a primeira empresa a adotar a certificação FSC para papéis sanitários na América do Sul. Cinco anos depois, a maior parte dos produtos do mercado é certificada, movimento que a empresa espera se repetir com a metodologia ACV, que está acessível a todo o mercado.
Parcerias
Participaram da pesquisa o Grupo de Prevenção à Poluição (GP2), do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP); a indústria química responsável pela fabricação dos produtos Higindoor, que é uma marca própria da RL Higiene; fornecedores nacionais e internacionais de matérias-primas; colaboradores da RL Higiene ligados à gestão do portfólio; além da comunidade internacional, uma vez que, pelo ineditismo e representatividade dessa iniciativa em limpeza do Brasil, o estudo foi escolhido para participar do Congresso Mundial de LCM realizado em agosto de 2011, em Berlim.
Investimento
O investimento total foi de R$ 35 mil, para custear o estágio compartilhado com a Poli/USP; viagem para o Congresso LCM em outubro de 2011; despesas com o lançamento do produto, em julho de 2012; e horas de trabalho de profissionais da RL Higiene ligados ao desenvolvimento do produto.
Ferramentas de gestão
O número de unidades vendidas e a receita das vendas são avaliados mensalmente e comparados aos do produto na versão tradicional. A análise do desempenho desse novo conceito é complementada pela avaliação mensal do indicador corporativo “Participação de produtos Vert na receita”, que contempla a soma da receita de vendas dos produtos que possuem certificação socioambiental, fórmulas de origem vegetal, ou baixo impacto ambiental comprovado pelo ACV versus a receita líquida total da empresa. A meta de 2013 é chegar a 48% de participação, que em julho já alcançava 38%.
Os impactos sociais e ambientais foram analisados na definição do produto segundo a metodologia ACV Baseline e a norma ISO 14000. Através do Mapa de Sistema de Produto e do Gráfico Comparativo – Método CML Baseline, foram calculados impactos ambientais como exaustão de recursos não renováveis, acidificação, eutrofização, aquecimento global, redução da camada de ozônio, toxicidade humana, toxicidade terrestre e oxidação fotoquímica, para todos os nove componentes e recursos naturais utilizados em todo o ciclo de vida do limpador multiuso.
Resultados e benefícios
• Definição de premissas de formulação e fabricação para realizar o Life Cicle Management (LCM), uma das mais modernas tendências em P&D, permitindo gerir o ciclo de vida dos produtos;
• Após dois anos de pesquisas, lançamento, em julho de 2012, do Limpador Multiuso Higindoor Vert com nova fórmula e redução de 90% na toxidade humana, 95% na toxidade terrestre e 80% no aquecimento global, entre outros, em comparação com a versão tradicional;
• Em 2012 foram vendidas 134 unidades da nova versão (cada uma equivale a 200 litros de solução em uso);
• Previsão de chegar a cerca de 600 unidades vendidas até dezembro de 2013 e, em 2014, dobrar esse volume.
Contato
Nome: Francys Helena Leite Schmidt
E-mail: [email protected]
Dados da empresa
Nome: RL Sistemas de Higiene Ltda.
Setor: Sustentabilidade em Produtos e Serviços
Porte: Médio
Localização: São Paulo (SP)
Website: www.rl.com.br