Sobre o Instituto
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa, ética e sustentável.
Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Missão
A missão do Instituto Ethos é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável, ética e justa.
O Instituto Ethos propõe-se a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajudando as instituições a:
- Compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável;Implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo;
- Assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades;
- Demonstrar a seus acionistas a relevância de um comportamento socialmente responsável para o retorno em longo prazo sobre seus investimentos;
- Identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum;
- Prosperar, contribuindo para um desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável.
Visão
As empresas são importantes agentes de promoção do desenvolvimento econômico e do avanço tecnológico e possuem importante influência nas transformações do planeta. Por isso, sua participação e engajamento são cruciais para a construção de um mundo melhor, ao lado dos esforços do Estado e da sociedade civil.
As ações cooperativas – tanto em âmbito local quanto regional, nacional ou internacional – são cada vez mais necessárias para a manutenção do bem-estar da humanidade. A consciência global é fundamental no processo de preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, na promoção dos direitos humanos e na construção de uma sociedade economicamente próspera e socialmente justa. As empresas, adotando um comportamento socialmente responsável, são poderosas agentes de mudança para, juntamente com os Estados e a sociedade civil, construir um mundo melhor.
Ao adicionar às suas competências o comportamento ético e socialmente responsável, a iniciativa privada conquista o respeito das pessoas e das comunidades que são impactadas por suas atividades, e o resultado é o reconhecimento da sociedade às suas atitudes.
A responsabilidade social está se tornando cada vez mais fator de sucesso empresarial, o que cria novas perspectivas para a construção de um mundo economicamente mais próspero e socialmente mais justo.
Princípios e Compromissos
São os termos estabelecidos para orientar a relação de associação entre a empresa associada e o Instituto Ethos, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento da missão da entidade e consolidar e aperfeiçoar as políticas e práticas de responsabilidade social das empresas.
A observância e a aceitação destes princípios e compromissos são imprescindíveis para a associação ao Instituto Ethos.
Compromisso do Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.
Esclarecimentos sobre as atividades do Instituto Ethos:
- O trabalho de orientação oferecido pelo Instituto Ethos às empresas e sua participação em palestras, eventos e seminários têm como objetivo disseminar a cultura da responsabilidade social, sendo, portanto, voluntários e não remunerados.
- O Instituto Ethos não faz consultoria e não autoriza nem credencia profissionais a oferecer qualquer tipo de serviço em seu nome.
- O Instituto Ethos não intermedia projetos sociais, ambientais ou profissionais entre as empresas associadas.
- O Instituto Ethos não é entidade certificadora de responsabilidade social ou de conduta ética e não fornece nenhum tipo de selo.
Compromisso da empresa associada
Uma vez que o Instituto Ethos é uma entidade criada e mantida por um grupo de empresas interessadas em promover o desenvolvimento sustentável, sua missão somente se realiza numa ótica de conjunto e de co-responsabilidades. Assim, espera-se que a empresa associada:
- Divulgue por seus meios de comunicação corporativa o conceito de responsabilidade social empresarial, conforme formulado pelo Instituto Ethos, para os públicos com os quais interage (acionistas, colaboradores, consumidores, fornecedores, comunidades e governos);
- Comprometa-se com o tema e busque progressivamente a excelência em políticas e práticas de responsabilidade social;
- Participe de atividades e eventos promovidos pelo Instituto Ethos;
- Comprometa-se com a contribuição associativa ao Instituto Ethos, conforme freqüência e valor de pagamento escolhidos na ficha de associação (o não-pagamento dessa contribuição implicará na desassociação da empresa);
- Não utilize o logotipo do Instituto Ethos em nenhum meio, eletrônico ou impresso;
- Disponibilize os dados para contato de seus representantes no Instituto Ethos (titulares e suplentes) para o Diretório de Empresas Associadas, oferecido exclusivamente para acesso das demais empresas associadas;
- Mantenha seu cadastro atualizado por meio da área exclusiva para associados do site do Instituto Ethos.
Contribuição associativa
O Instituto Ethos mantém e organiza suas atividades principalmente com recursos provenientes da contribuição dos associados. Atrasos no pagamento podem ter um impacto significativo no orçamento. Com o objetivo de criar uma sistematização para as contribuições dos associados, adotam-se os seguintes critérios para o pagamento:
- O boleto deve ser pago até o dia 15 do mês; após o vencimento, não sendo constatado o pagamento, será solicitada a efetivação da regularização até o último dia útil do mês vigente;
- A permanência da pendência por dois meses consecutivos, sem nenhum acordo para regularização, implicará o desligamento da empresa do quadro associativo do Instituto Ethos.
Desassociação
A empresa associada deve comunicar com pelo menos um mês de antecedência a intenção de desassociação. A solicitação deve ser feita por escrito, via carta, fax ou e-mail.
Carta de Princípios
Considerando que nossa empresa é associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e que compartilhamos a visão de que cabe às empresas o desafio de aperfeiçoar suas práticas de gestão, de modo a gerar impactos sociais e ambientais positivos e a reduzir e minimizar eventuais impactos negativos, resolvemos adotar os seguintes princípios:
Primazia da ética
O princípio ético do recíproco respeito aos direitos de cidadania e à integridade física e moral das pessoas constitui a base que orienta e fundamenta nossas relações com toda e qualquer pessoa envolvida e/ou afetada por nossas ações.
Responsabilidade social
Reconhecemos a responsabilidade pelos resultados e impactos das ações de nossa empresa no meio natural e social afetados por nossas atividades empresariais e envidaremos todos os esforços no sentido de conhecer e cumprir a legislação e de, voluntariamente, exceder nossas obrigações naquilo que seja relevante para o bem-estar da coletividade. Procuraremos desenvolver e divulgar a todas as partes interessadas um programa ativo e contínuo de aperfeiçoamento ético de nossas relações com as pessoas e entidades públicas ou privadas envolvidas em nossas ações.
Confiança
A confiança recíproca entre as partes envolvidas é um valor básico e fundamental sobre o qual se assentam todas as nossas relações. A observância aos compromissos assumidos e a sinceridade em assumir apenas aqueles compromissos que somos capazes de cumprir são condições que sempre podem ser cobradas de nós e que cobraremos dos demais. Procuraremos identificar, discutir e agir em situações, atuais ou potenciais, que ponham em risco a coerência e a consistência de nossos princípios e valores.
Integridade
Procuraremos conduzir todas as nossas atividades com integridade, combatendo a utilização do tráfico de influência e o oferecimento ou o recebimento de suborno ou propina por parte de qualquer pessoa ou entidade pública ou privada; buscaremos influenciar nossos fornecedores e parceiros para que também combatam práticas de corrupção, nas esferas pública e privada.
Valorização da diversidade e combate à discriminação
Respeitamos e valorizamos as diferenças como condição fundamental para a existência de uma relação ética e de desenvolvimento da humanidade. Procuraremos estimular a promoção da diversidade cultural, social e étnica como um diferencial positivo de desenvolvimento da nossa missão. Não toleraremos a discriminação sob nenhum pretexto.
Diálogo com as partes interessadas
Acreditamos que o diálogo é o único meio legítimo de realização da persuasão, superação de divergências e resolução de conflitos. Buscaremos identificar e atender aos legítimos interesses das várias partes interessadas – pessoas ou grupos de pessoas e organizações afetadas pela nossa atuação – de maneira equânime, transparente e sem subterfúgios, garantindo-lhes veracidade e objetividade nas informações.
Transparência
Consideramos indispensável que a sociedade tenha acesso às informações sobre o comportamento ético e responsável das empresas. Buscaremos disponibilizar, de forma satisfatória e acessível, os dados e informações que permitam a avaliação das contribuições e impactos sociais e ambientais de nossas atividades, ressalvadas as informações confidenciais.
Marketing responsável
Buscaremos orientar nossa política de marketing e comunicação pelo respeito à veracidade, consistência e integridade das afirmações, refletindo nossos valores e estimulando o comportamento ético e responsável do público.
Interdependência
Consideramos que o sucesso do nosso empreendimento é interdependente com o bem-estar da sociedade. A saudável disputa nos negócios deve promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Comunidade de aprendizagem
Somos parte de uma comunidade em processo de aprendizagem e evolução baseadas no contínuo aperfeiçoamento das práticas e processos de gestão das empresas. Participar do Instituto Ethos é participar dessa comunidade.
Código de Conduta
O novo Código de Conduta do Instituto Ethos, elaborado pela equipe do instituto com apoio da ICTS – empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos – contou com um processo de construção colaborativo, onde cada ponto foi minuciosamente discutido e aprovado nos Conselhos Deliberativo e de Ética do Ethos. Consiste em um documento que incorpora a Carta de Princípios do Ethos e nesta nova versão considera também as boas práticas de governança das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).
Prestação de contas
Para proporcionar maior transparência às suas atividades e atuação, o Instituto Ethos apresenta sua Certidão de Qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), relatórios de auditoria externa e balanços financeiros anuais.