Treebos e Solução Habitacional Precon (SHP), modelo e caso vencedor também apresentarão suas experiências no Fórum.
Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2013 acontecerá o World Forum Lille, principal evento de sustentabilidade da França. O Instituto Ethos foi convidado a apresentar o processo das atividades Análise de Casos de Negócios Sustentáveis e Análise de Modelos de Negócios Sustentáveis, que aconteceram durante a Conferência Ethos 2013. Estará presente representando o Ethos, Henrique Liam, gerente de Relações Institucionais. Os responsáveis pelo caso e pelo modelo de negócio mais bem pontuados durante a conferência também participarão do fórum francês.
O módulo de Análise de Casos de Negócios Sustentáveis, patrocinado pelo Itaú Unibanco, e o módulo de Análise de Modelos de Negócios Sustentáveis, apresentado pelo Sebrae foram as grandes novidades desta edição da Conferência Ethos.
Cada um dos cinco casos e dos seis modelos selecionados previamente pelo Uniethos e por uma comissão julgadora independente foi apresentado pelo empreendedor responsável e analisado ao vivo por especialistas e por participantes da conferência, que apresentaram suas contribuições.
Agora, no World Forum Lille será relatada a experiência, juntamente com a exposição do caso e modelo de negócio eleitos. O caso de negócio sustentável que se saiu melhor, de acordo com a avaliação dos analistas e do público, foi trazido por Marcelo Monteiro de Miranda, da Precon Engenharia, que apresentou a Solução Habitacional Precon (SHP), um sistema industrializado para a construção de empreendimentos residenciais multifamiliares na metade do prazo do sistema tradicional, com alto padrão de qualidade e com foco na sustentabilidade.
Já o modelo de negócio sustentável considerado vencedor foi apresentado por Murilo Ferraz, da Treebos. A empresa administra unidades de produção agrícola em um modelo de crowdfunding que permite que cada usuário possa ter sua própria árvore frutífera produzindo em áreas padronizadas chamadas Bosques do Futuro. O assinante planta sua árvore via internet e a Treebos planta uma árvore frutífera de verdade para ele. A empresa faz a manutenção, colhe as frutas, envia parte da produção para o usuário, vende o excedente e apresenta o resultado para o assinante.