Por: Jade Lôbo
O Instituto Ethos celebra a escolha de André Corrêa do Lago e Ana Toni como líderes da COP 30 como uma decisão estratégica e de relevância para o Brasil e o mundo. André, diplomata de carreira e ex-embaixador do Brasil na Índia, possui uma vasta experiência em negociações climáticas e urbanismo sustentável, além de ser defensor ativo do avanço da sustentabilidade no Brasil. Ele participou de um dos painéis da 6º edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), em 2024, realizada pelo Instituto Ethos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC) e outras instituições que compõem a rede da iniciativa lançada em 2019.
Ana Toni, atual Secretária Nacional de Mudança do Clima, possui uma trajetória em políticas públicas ambientais, sustentabilidade e filantropia. Ex-diretora do Instituto Clima e Sociedade (iCS), ela já integrou os conselhos de organizações como Greenpeace International, Wikimedia Foundation e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Sua presença em edições anteriores da CBMC, enquanto liderava o iCS, reflete sua atuação em debates sobre adaptação climática, justiça social e ação climática transformadora. Em entrevista ao Valor, Ana Toni discutiu os desafios centrais da COP30, destacando a urgência de ações concretas. “Estamos vivendo a mudança do clima e sabemos que precisamos nos adaptar”, afirma a economista. Ela complementa: “Temos que fazer a adaptação bombar na COP30. Não adianta só descarbonizar.”
Como CEO e diretora executiva da COP 30, respectivamente, André Corrêa do Lago e Ana Toni têm a oportunidade de consolidar o Brasil como protagonista global na agenda climática. O Ethos também reconhece as demandas do movimento indígena por uma co-presidência na COP 30. Essa inclusão traria transversalidade ao debate, sublinhando as vozes de defensores ambientais que têm um papel importante na preservação dos biomas. A COP 30 é uma oportunidade para posicionar o Brasil como líder global em sustentabilidade trazendo a diversidade de perspectivas que intercruzam a luta pela justiça climática.