Coluna quinzenal do diretor-presidente no programa Planeta Campo e prêmio sobre práticas ASG fazem parte da parceria
O Ethos fechou uma parceria com o Canal Rural e o diretor-presidente do Instituto, Caio Magri, vem apresentando colunas quinzenais sobre os temas pertinentes a responsabilidade social das empresas, organizações, produtores e produtoras voltadas para o agronegócio dentro da estrutura do programa Planeta Campo, principal plataforma de comunicação especializada neste setor no Brasil.
A parceria foi firmada no mês de março de 2022 e o site já conta com alguns vídeos de Magri, que compartilha espaço com outros especialistas do Planeta Campo. Ao longo dessa jornada, a expectativa é de trazer exemplos concretos, ferramentas de trabalho e indicadores para as mais diferentes formas de produção e modelos de negócio.
Também se espera que a agricultura e a pecuária brasileira estejam cada vez mais na trilha da sustentabilidade e se utilizem de mecanismos para mensurar impactos negativos e efetuar as devidas correções, ao mesmo tempo em que se maximizam os impactos positivos.
Responsabilidade social se trata de fazer as coisas certas da maneira certa. O que pode gerar mais e melhores empregos? Quais são as boas práticas que podem gerar diversidade e inclusão social? Quais as melhores práticas para preservar os recursos naturais e a sociobiodiversidade como uma das condições essenciais para a vida humana? Essas são algumas perguntas que orientam a coluna do diretor-presidente do Instituto Ethos no Planeta Campo.
Instituto Ethos e o Prêmio Planeta Campo
A primeira edição do “Prêmio Planeta Campo” vai reconhecer as melhores práticas ASG (ambientais, sociais e de governança) na agricultura e pecuária. As inscrições irão até o dia 26 de setembro e podem ser efetuadas através do site.
O Instituto Ethos, além de ser um dos correalizadores da iniciativa, também compõe o comitê de avaliação, cujo principal papel é o de identificar as melhores práticas ASG para posterior reconhecimento. Fazem parte do comitê o Integrow, os parceiros do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS) e o Grupo de Associados da Agricultura Sustentável (GAAS
As inscrições podem ser efetuadas por produtores e produtoras de agricultura e pecuária de todos os portes que estejam em conformidade com as exigências legais do setor. É possível cadastrar quantos projetos desejar dentro dos três seguimentos (ambiental, social e governança). Serão reconhecidos três produtores ou fazendas.
A divulgação do reconhecimento acontecerá durante o 2º Fórum Planeta Campo, no dia 8 de dezembro de 2022, que também terá como destaque diálogos sobre a COP27 (conferência da ONU sobre mudanças climáticas).
Saiba mais sobre o Prêmio e o Fórum Planeta Campo.
O que é o Instituto Ethos?
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
O Ethos entende que as empresas são importantes agentes de promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico, portanto, também são agentes de influência nas transformações do planeta. Nesse sentido, a participação das empresas junto com os esforços do Estado e da sociedade civil é fundamental.
Quando uma empresa se associa ao Instituto Ethos, significa que ela se compromete com o desenvolvimento sustentável do Brasil, atuando no seu setor e influenciando políticas públicas. A empresa passa a ter acesso a conteúdos especializados, com capacidade de antecipar tendências, além de contar com ferramentas de gestão aprimoradas, como os Indicadores Ethos.
O que são os Indicadores Ethos?
Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão de abrangência internacional, que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial em suas estratégias de negócio, de modo que esse venha a ser sustentável e responsável. Em 2021, o Instituto Ethos iniciou um empreendimento de desenvolver novos usos para esta ferramenta de gestão, atualizando-a a partir de uma perspectiva de questões mais pertinentes para o contexto brasileiro, argentino e chileno, à luz de discussões e referências internacionais em ASG (ESG), isto é, que visam os pilares ambientais, sociais e de governança.
A reformulação dos Indicadores Ethos está sendo feita em parceira com as organizações IARSE (Argentina) e Fundação PROhumana (Chile). O projeto é financiado pelo Fundo Ceralc (Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe), da União Europeia (UE).
Conheça mais detalhes sobre a atuação do Instituto Ethos.
Conheça os benefícios de se associar ao Instituto Ethos.
Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos
Foto: Pexels