Resultado de um trabalho de branding desenvolvido pro bono pela consultoria Interbrand, a nova identidade foi lançada nesta terça-feira (3/9).
O Instituto Ethos apresentou sua nova marca institucional na manhã desta terça-feira (3/9), na Plenária de Abertura da Conferência Ethos 2013.
A nova marca é resultado de um trabalho de branding desenvolvido pro bono pela consultoria Interbrand. O projeto foi iniciado em 2009 e retomado em 2012, quando a diretoria e os conselhos do Ethos definiram seu planejamento para os próximos cinco anos, um momento importante em que a organização se propôs a ampliar sua atuação, engajando as empresas em prol de negócios sustentáveis e responsáveis.
A nova marca, aprovada pelo Conselho Deliberativo em junho de 2013, vem coroar esta fase tão especial para o Instituto Ethos, que agora completa seus 15 anos de atuação.
Os objetivos que nortearam o trabalho de branding foram o fortalecimento da marca institucional, a ampliação de seu reconhecimento pelo público, maior proximidade com os stakeholders e maior engajamento dos colaboradores.
O projeto, que teve várias etapas, começou com pesquisas e análises com os principais públicos estratégicos do Ethos e contou com a participação da equipe em workshops para a definição de nova estratégia e identidade de marca.
A nova identidade visual reflete a evolução da organização ao longo destes 15 anos. Por isso, a mudança da marca não pretendia sinalizar uma ruptura, e sim uma renovação. O novo desenho preserva a estrutura e elementos da marca original e busca também trazer maior contemporaneidade para a identidade do instituto.
O símbolo presente na letra “o” de “Ethos” foi mantido, redesenhado e ganhou destaque na nova identidade visual. Ele representa o conceito de transformação da sociedade e da relação contínua entre empresas e ambientes e entre práticas empresariais e políticas públicas. Ideias que permeiam a estratégia da organização para os próximos anos.
Além da identidade visual, o trabalho apresenta novas diretrizes de linguagem (identidade verbal) e de arquitetura de marcas (relação entre a marca da organização e as de seus projetos), com o objetivo de trazer maior clareza e proximidade com o público.
As mudanças na identidade da marca e na comunicação serão aplicadas aos poucos, mas o público já pode ver o site e outras peças de comunicação do Instituto Ethos de cara nova.
Por Paula Marchiori, coordenadora de Marca do Instituto Ethos