Por: Analítica Comunicação (Assessoria de imprensa do Instituto Ethos)
O Instituto Ethos acaba de lançar sua nova marca para reforçar uma evolução de narrativa nas propostas de valor ASG (Ambiental, Social e Governança – ESG, em inglês). O projeto é resultado de uma cocriação entre a Laje, a plataforma de conteúdo de aprendizagem da publicitária Ana Couto, e o Instituto Ethos
“Esse é o primeiro passo de uma nova fase do Instituto Ethos já pensando na agenda 2025-2030”, diz Caio Magri, diretor-presidente da organização. “Olhamos para o nosso legado de mais de 25 anos de atuação e o que queremos para o nosso futuro. Por isso, nessa fase vamos reforçar nosso posicionamento e ampliar ainda mais nossa atuação e engajamento com as empresas na construção de uma sociedade mais justa, ética e sustentável”.
Os objetivos que nortearam o trabalho de rebranding, que teve projeto visual assinado por Ramona Ferri e coordenação geral de Ana Lúcia Araújo, foram o fortalecimento da marca institucional e a ampliação de seu reconhecimento pelos diversos stakeholders, além da construção de proximidade e conexão com os públicos a partir da humanização da identidade da marca.
“O rebranding é um marco de mudança. É a união da marca, negócio e comunicação que se traduz no que a instituição é, faz e fala”, Fernanda Galluzzi, sócia vice-presidente da Ana Couto, que apresentou a nova marca na Conferência Ethos 360º São Paulo.
A nova plataforma de branding do instituto se desdobrará na comunicação verbal e visual. No logotipo, por exemplo, a palavra “Ethos” ganha cantos mais arredondados, baseada na tipografia Poppins, transmitindo modernidade e profissionalismo, sem renunciar à sensação amigável e acolhedora que a marca carrega em sua identidade. Já a comunicação institucional ganha fotografias alinhadas ao propósito do Ethos, com a tagline “Por uma sociedade mais justa, ética e sustentável”. Já a paleta de cores primária, além do azul celeste característico da instituição, foi incorporado o roxo, a cor da inovação, inspiração e da transformação, revelando o compromisso da organização com a diversidade de ideias e o desenvolvimento sustentável.
As mudanças na identidade da marca e na comunicação serão aplicadas aos poucos nos materiais e plataformas institucionais, mas o público já poderá ver o site e outras peças de comunicação do Instituto Ethos com a nova marca.