Honraria reconhece a atuação da instituição e de dez personalidades na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Em 20 de março de 2013, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) realizou a solenidade de outorga do “Diploma de Mérito Coaf” na sede do órgão, em Brasília (DF). Nesta edição, o Instituto Ethos e dez autoridades públicas foram homenageados pela atuação na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo no Brasil.

Conduzido pelo presidente do Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues, o evento contou com a presença de Eliana Calmon, ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de Carlos Higino Ribeiro de Alencar, secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), e de Benedito Siciliano, secretário-executivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), dentre outras autoridades.

Em suas palavras de abertura, Gustavo Rodrigues apresentou as razões que levaram o Coaf a decidir pelos homenageados deste ano, destacando a seriedade e o empenho de cada um deles em suas respectivas áreas de atuação, bem como o importante papel que desempenham na disseminação da cultura de prevenção à lavagem de dinheiro e na luta contra a criminalidade organizada.

Referindo-se aos recentes avanços na legislação nacional antilavagem, em particular à ampliação do universo de setores econômicos obrigados a comunicar ao Coaf dados sobre suas transações financeiras, o presidente do órgão enfatizou que as mudanças ultrapassam o puro e simples cumprimento de um dever legal: “É uma profunda mudança cultural, que passa principalmente pelas empresas. A parceria entre o setor público e o privado é o que, de fato, agrega valor ao trabalho deste Conselho e contribui para que o sistema brasileiro de prevenção à lavagem de dinheiro seja capaz não apenas de obter evidências contra criminosos conhecidos, mas também de ir além e identificar aquele bandido ainda desconhecido”.

O diretor de Análise e Fiscalização do Coaf, Antônio Carlos Ferreira de Sousa, ressaltou a consistência dos nomes selecionados pelo órgão para receber o diploma. “Todos os homenageados são parceiros importantes do Coaf na edificação de um ferramental de Estado que se mostra cada vez mais eficaz e eficiente na prevenção e no combate ao crime de lavagem de dinheiro”, ponderou o diretor.

Na cerimônia de entrega do diploma, o Instituto Ethos foi representado por seu gerente-executivo de Relações Institucionais, Henrique Lian. Os demais homenageados foram: Ana Paula Vieira de Carvalho, juíza da 6ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro; Arthur Pinto de Lemos Júnior e Fábio Ramazzini Bechara, promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo; Fernando Celso Gomes de Souza, servidor do Coaf até 2012; comandante José Benoni Valente Carneiro, analista do Centro de Inteligência da Marinha até 2011; Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho, secretário-executivo da CGU até janeiro de 2013; Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento, procuradora regional da República na 1ª Região; Ricardo Cunha Chimenti, juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça até 2012; Rodrigo de Grandis, procurador da República do Ministério Público Federal no Estado de São Paulo; e Rogério Filippetto de Oliveira, procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Legenda da foto: Henrique Lian, do Instituto Ethos, recebe o diploma das mãos de André Bravim, superintendente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).