Organização reforça a importância da responsabilidade social das empresas na agenda de direitos humanos e combate ao trabalho escravo
27/02/2023
O Instituto Ethos repudia veementemente as práticas de trabalho escravo e degradante que foram flagradas em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha (RS). É inaceitável que empresas mantenham trabalhadores em condições tão precárias e desumanas em pleno século XXI. É um grave desrespeito aos direitos humanos e à dignidade dessas pessoas.
Reforçamos a importância da responsabilidade social das empresas em suas cadeias produtivas e principalmente a responsabilidade estratégica de varejo, desde a contratação de fornecedores até o tratamento dado aos trabalhadores envolvidos em seus processos produtivos. As empresas têm o dever de garantir que seus negócios não contribuam para a violação dos direitos humanos e do meio ambiente, e de buscar soluções sustentáveis e responsáveis para seus desafios.
É imprescindível assumirmos cada vez mais um compromisso com a promoção de práticas empresariais éticas, transparentes e responsáveis, e convocamos todas as empresas a assumirem sua responsabilidade social e a se engajarem em ações concretas para construir um mercado justo, sustentável e livre do trabalho escravo e degradante.
Foto: Pixabay