Ethos apresenta iniciativas para 2017 para promoção de um ambiente de negócios mais íntegro

A temática da corrupção está em voga no cenário brasileiro e também esteve no ano passado, principalmente pela investigação dos casos de corrupção e pela votação do projeto de lei conhecido como 10 Medidas Contra a Corrupção.

Segundo o FMI, a corrupção mundial causa um prejuízo de 7 milhões de reais por ano e o Ethos acredita que é preciso avançar mais a fim de evitar a corrupção, através de um engajamento público para esta questão e também com a construção de leis fortes e mecanismos de combate à corrupção, fazendo com que o preço da corrupção seja mais alto que seus benefícios.

Com isto em mente, em 2016, o Ethos focou seus esforços em iniciativas para promover um ambiente mais íntegro. Entre elas:

  1. Sistema de Integridade Nacional, um diagnóstico sobre os pontos fortes e as vulnerabilidades no combate à corrupção no Brasil
  2. Publicação final do Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, reconhecido internacionalmente como uma das principais ações coletivas pela transparência, integridade e participação social
  3. Empresa Pró-Ética, mecanismo de certificação das empresas focadas em transparência e combate à corrupção
  4. Acordos Setoriais, sendo eles o Ética Saúde e o Pacto pelo Esporte, focado em combater a corrupção nas áras da saúde e do esporte
  5. Ações de Advocacy, em que participamos ativamente do debate sobre a regulamentação da Lei Anticorrupção Empresarial e da atividade do lobby.

Em 2017, o instituto pretende continuar as iniciativas exitosas e criar novos projetos. Entre as ações estão:

  1. Plano Nacional de Integridade, Transparência e Combate à Corrupção, que é uma abordagem sistêmica da transparência e do combate a corrupção, o papel e a oportunidade das empresas
  2. Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, com o objetivo de ampliar o número de signatárias do pacto para melhorar o ambiente de negócios do país
  3. Empresa Pró Ética, estimular a aplicação das empresas para aumentar a visibilidade e a importância da promoção de práticas de integridade.
  4. Guia Temático de Integridade, incentivando a aplicação pelas empresas e em sua cadeia de valor.
  5. Advocacy, com o objetivo de ampliar as ações pela regulamentação do lobby e da Lei Anticorrupção Empresarial
  6. Acordos setoriais para inovar na busca pela transparência em áreas como a saúde.

Caio Magri, diretor presidente do Ethos, comentou sobre as propostas do instituto na área de Integridade na Rádio CBN, no dia 27 de janeiro. Ouça a reportagem a íntegra, aqui.