Documento convoca os candidatos às eleições presidenciais de 2022 no Brasil a reconhecer a importância da diversidade e inclusão no mercado de trabalho

A “Carta Aberta de apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBTQI+ nos ambientes de trabalho brasileiros”, organizada pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Instituto Mais Diversidade e a Out & Equal Workplace Advocates, teve sua data para coleta de assinaturas prorrogada para até 21 de setembro. O documento já atingiu a marca de 108 empresas e organizações não governamentais signatárias. Juntas, elas empregam mais de 469 mil pessoas no Brasil e refletem uma parte importante da economia brasileira.

O documento, que representa uma mobilização das empresas para incentivar os candidatos às eleições presidenciais no Brasil, previstas para 2 de outubro deste ano, a reconhecerem a relevância da diversidade e da inclusão de todas as pessoas nos locais de trabalho, incluindo as pessoas LGBTQI+, foi lançado no dia 31 de julho. Na ocasião, executivos de companhias de setores distintos se reuniram para leitura da Carta e reafirmação do posicionamento institucional no respeito e promoção dos direitos humanos LGBTI+ como valor irrevogável, precioso e inegociável.

A primeira versão da Carta pode ser conferida no site Out & Equal Workplace Advocates. A previsão é que ocorra um relançamento no dia 27 de setembro. Para aderir, as empresas e ONGs interessadas devem preencher um formulário ou enviar um e-mail para CV Viverito ([email protected]) com as seguintes informações: nome da empresa (como deve aparecer na carta); logotipo da empresa; autorização para divulgação do nome e logotipo da marca e número de  pessoas que emprega no Brasil.

“Nossa luta é por questões de direitos e de cidadania. Essa mobilização histórica das empresas, em prol da comunidade LGBTI+, mostra o quanto ainda queremos avançar na pauta da diversidade. Queremos mobilizar o cenário público e, por isso, ter a voz empresarial discorrendo sobre a seriedade de respeitar os direitos humanos de pessoas LGBTI+ é algo que transcende a visão político-partidário”, afirma Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

A Carta representa uma coalizão de empresas e tem a finalidade de marcar um posicionamento público a favor da diversidade e inclusão de pessoas LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, pessoas intersexo e outras pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero marginalizadas) no mercado de trabalho. Por meio do documento, as companhias reafirmam o comprometimento em criar ambientes onde todos se sintam acolhidos e, com isso, prosperem, um tema importante não somente para os negócios, mas para a sociedade.

“Estamos muito felizes em ver que esta iniciativa cresceu e conta com a mobilização de mais de 100 empresas. A comunidade empresarial deixou sua mensagem clara de que a exclusão não será tolerada – nem no local de trabalho, nem na sociedade, nem em um ambiente eleitoral. A inclusão LGBTQI+ não é apenas um valor comercial, mas um valor social, um valor econômico e um valor de direitos humanos. Essas empresas se comprometeram a estar do lado certo da história”, assegura CV, diretore de programas de impacto global da Out & Equal.

Vale ressaltar que a carta não é destinada a um candidato presidencial ou partido político específico. O intuito é incentivar que os candidatos reconheçam que as pessoas LGBTQI+ sejam tratadas como cidadãs, tendo suas identidades e seus direitos respeitados e valorizados nas plataformas de candidaturas e propostas políticas, assim como devem ser respeitadas e valorizadas nos ambientes de trabalho brasileiros.

“Sabemos que as desigualdades sociais se materializam no mundo do trabalho e, por isso, é imprescindível identificar as disparidades de oportunidades e os desafios colocados para as pessoas LGBTI+ a fim de articular soluções com outras organizações, com o setor privado e com os governos”, descreve Ricardo Sales, CEO e Sócio-Fundador da Consultoria Mais Diversidade e Presidente do Conselho do Instituto Mais Diversidade.

Para Sales, é apenas por meio da democracia em que os direitos fundamentais serão garantidos. Neste caso, é necessário políticas de inclusão, de distribuição de oportunidades e de promoção ao respeito de pessoas LGBTI+ para que, assim, a sociedade avance nesta e em outras pautas. “O mundo já tem um olhar diferenciado para essa pauta (sobre diversidade) e o Brasil tem uma grande oportunidade de liderar rumo a um novo momento. Para isso, precisamos de governantes interessados na agenda. Queremos uma eleição em que as pessoas LGBTI+ sejam tratadas como cidadãs, tendo suas identidades e seus direitos respeitados e valorizados nas plataformas de candidaturas e nas propostas políticas, assim como já são respeitadas e valorizadas nas organizações signatárias da Carta”, avalia.

 

História da Declaração de apoio

Está não é a primeira vez que o Out & Equal lança uma iniciativa a fim de apoiar a diversidade e a inclusão nas empresas. Em 2018, durante o período eleitoral para a Presidência da República, a organização lançou uma Declaração de Apoio à Diversidade. Na época, 35 corporações e organizações não-governamentais assinaram a Carta. Juntas, as companhias empregavam mais de 110.000 pessoas no Brasil, reafirmando a crença e o comprometimento dessas entidades com a Diversidade e Inclusão nos ambientes de trabalho.

Signatárias da Carta em 2022 (até 15/09/22)

Empresas: 3M do Brasil, Accenture, Algar Tech, American Airlines, Amgen, Atento, Banco Inter, Banco Société Générale Brasil, Barbosa, Müssnich, Aragão Advogados, Ben & Jerry’s, BNY Mellon, Braskem, Brown-Forman, BVA Advogados, Citi, CNseg, Cogna Educação, Copastur Viagens e Turismo, Deloitte, Demarest Advogados, Dow, DuPont do Brasil, Edelman Brasil, Electrolux, EY Brasil, FedEx, Fiserv, Fitch Ratings, General Motors, Google, Grupo BCW Brasil, Grupo SADA, Grupo SEB, Habitasul, Ingredion, Irani Papel e Embalagem, JPMorgan, KLA Advogados, KR2 Comunicação, LinkedIn, Localiza, Machado Meyer Advogados, Mais Diversidade, ManpowerGroup Brasil, Máquina Cohn & Wolfe, Mattos Filho, MCM Brand Experience, Medtronic, Microsoft, Mondelez International, Novartis Brasil, Novo Nordisk Brasil, NTT DATA Brasil, Oliver Press, Oracle, Pinheiro Neto Advogados, PwC, Roost, Salesforce, Sandoz, Sanofi, SAP, Serur Advogados, Siemens Energy Brasil, Sompo Seguros, Stocche Forbes Advogados, TozziniFreire Advogados, UBER, UL Solutions, Veirano Advogados, Veracel Celulose S/A, Zeno Brasil, Zurich Seguros, Lear, Grupo Carrefour Brasil, Corteva Agriscience do Brasil, GE, Gaiofato e Galvão, BASF, Nokia Corporation, Mikkel Mergener Consultoria & Tutoria, Weber Shandwick, Merck S.A., Trench Rossi Watanabe, IFF, Astellas Farma Brasil, SumUp, Siemens Healthineers, KYNDRYL, Visa e Twitter.

Organizações não governamentais: ABGLT; DIVERSITY BBOX, Aliança Nacional LGBTI, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Associação dos Profissionais de Propaganda, Casa Neon Cunha, Coletivo LGBT Prisma, Council for Global Equality, Grupo Dignidade, Instituto Ethos, Instituto Matizes, INvolve, Open For Business, Rede Brasileira de Mulheres LBTQ+, Rede GayLatino, The LGBT Chamber of Commerce (NGLCC) e TransEmpregos.

 

Por: Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Foto: Pexels