O Movimento Empresarial pela Biodiversidade – Brasil (MEBB) participa, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2012, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, de um seminário promovido pela Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN). O convite partiu da organizadora do evento para que o MEBB explique aos bolivianos como criar e manter uma organização que reúne empresários interessados em trabalhar com a perspectiva da conservação e uso sustentável da biodiversidade no âmbito de seus negócios. Fernando Alonso, da empresa Native, representará o MEBB no evento.
De acordo com a FAN, a ampla biodiversidade existente no território boliviano oferece um contexto para que os empresários aproveitem esse potencial, assumam uma consciência sobre a origem dos produtos e desenvolvam propostas inovadoras nos setores de cosméticos, biofármacos e alimentos.
A organização ressalta que a criação de um movimento empresarial pela biodiversidade na Bolívia deve ocorrer num horizonte de médio prazo e que sua consolidação depende agora de atrair os setores público e privado do país para o debate. O seminário que contará com um representante do MEBB é um dos passos iniciais nesse sentido, destaca a FAN.
O MEBB foi criado a fim de promover a mobilização do setor empresarial para assumir compromissos e pressionar por regulamentações internas e externas sobre o uso da biodiversidade brasileira. As empresas que aderem ao movimento firmam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção do crescimento econômico dentro das melhores práticas empresariais e buscam contribuir para a construção e o aperfeiçoamento do marco regulatório de acesso à biodiversidade brasileira.
O projeto é uma iniciativa das empresas Alcoa Alumínio, Natura, Vale e Walmart, de uma série de entidades e organizações não governamentais e do Instituto Ethos, que é responsável por sua secretaria executiva.
Para saber mais, acesse www.mebbrasil.org.br.