Ethos apresentou os avanços das empresas que preencheram o guia temático de integridade

Sua empresa consegue acompanhar os avanços e medir o desempenho de seus programas de integridade? As empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção conseguem reconhecer o nível de maturidade de suas práticas e estabelecer seu caminho para evolução ao aplicar os Guia Temático: Integridade, prevenção e combate à corrupção dos Indicadores Ethos.

No encontro virtual de agosto do GT Integridade do Instituto Ethos, Juliana Soares, coordenadora de projetos de gestão para o desenvolvimento sustentável do Ethos, apresentou os resultados consolidados da aplicação do guia temático referente ao ciclo  2016, dividindo os dados em três grandes grupos: o desempenho médio das empresas que fazem parte do GT Integridade, das signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e das empresas não signatárias do pacto, mas que usam este guia temático como ferramenta de gestão. Além disso, foi utilizado o marco temporal de três anos para fazer comparações dos avanços ou não nesta temática. Entre os principais resultados, destacam-se:

  1. As empresas que fazem parte do GT Integridade têm desempenho médio maior que as empresas signatárias e as não-signatárias;
  2. O incentivo a práticas anticorrupção tem aumentado, assim como a capacitação para integridade e promoção do programa de integridade;
  3. Os indicadores Mecanismos de Controle e Gestão de Fornecedores têm sofrido uma constante, sem avanços;
  4. O indicador Código de Conduta foi o que mais avançou nos últimos três anos ;
  5. Os indicadores Práticas Concorrenciais, Relatos de Sustentabilidade e Relações com Investidores e Governança sofreram uma queda no período.

Para Juliana, as empresas que fazem parte do GT Integridade têm uma grande oportunidade “Acredito que as empresas do GT podem comprometer-se com uma meta pública e coletiva, onde o grupo possa evoluir coletivamente para atingir estágios mais avançados, criar um caminho de evolução constante e estimular um ambiente de negócios mais íntegro”, pontuou a coordenadora.

Nos próximos encontros do GT, o grupo trabalhará os pontos que necessitam avançar nas questões de integridade nas empresas, que tenham tido um desempenho menor e que são mais difíceis de serem colocados em prática, de acordo com os resultados apresentados, além de abordar o custo-benefício da implantação de programas de integridade e compliace. Acompanhe a agenda do Ethos aqui.

As empresas signatárias do Pacto pela Integridade têm o compromisso de fazer a aplicação anual do guia temático, demonstrando como vem atendendo os compromissos assumidos, e tendo nos Indicadores Ethos uma ferramenta que as orienta na evolução das práticas estabelecendo métricas e standards comuns. Cada empresa recebe um relatório de diagnóstico individual, sendo garantida a confidencialidade dos dados individuais. Os relatórios trazem comparativos com o desempenho médio das demais empresas que também aplicaram, com recortes por porte, setor e região.  Para saber mais sobre os Indicadores Ethos, clique aqui.

Conheça o GT Integridade aqui.

Acompanhe as outras iniciativas do Ethos em Integridade aqui.

Saiba mais sobre os Indicadores Ethos aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Luis Llerena