ForumMobi, grupo de trabalho sobre mobilidade urbana, incentiva participação da sociedade civil e transparência dos governos
A prefeitura de São Paulo lançará um novo edital para concessão do transporte público do município e informou as datas para as audiências públicas que acontecerão nas 32 prefeituras regionais, em que serão apresentadas as diretrizes do novo processo licitatório e recebidas sugestões. Confira aqui a agenda das audiências.
No início do mês, a secretaria de transportes do município realizou uma audiência pública para informar o lançamento do edital, que, em geral, frustrou os participantes do encontro. Entre as reclamações, estão a falta de informações e de respostas às perguntas e a falha na infraestrutura do evento. Além disso, na audiência, não foram levantados avanços em relação ao edital anterior, mostrando-se sem grandes mudanças. Confira os vídeos com a apresentação da audiência pública aqui e as respostas às perguntas aqui.
O Instituto Ethos, em parceria com o Instituto Friedrich Naumann, coordena um grupo de trabalho específico sobre mobilidade urbana, o ForumMobi, que tem como uma das diretrizes a incidência em políticas de mobilidade, incluindo o incentivo a transportes coletivos. Seu plano de trabalho inclui acompanhamento e participação no processo de consulta pública do edital de licitação do transporte público de São Paulo. Para que isto ocorra, o grupo acredita que o diálogo é peça fundamental e imprescindível para a construção de políticas mais transparentes, efetivas e alinhadas às demandas da sociedade.
Para o cumprimento deste objetivo, o grupo pretende participar com sugestões de melhoria para as operações do transporte público da cidade nos próximos anos, no que tange o uso de tecnologia digital, os processos relacionados à mobilidade nas cidades inteligentes, o uso de energias renováveis, a promoção de mais inclusão na mobilidade e transparência nos processos, dentre outros aspectos.
Conheça o ForumMobi aqui.
Por Bianca Cesário, do Insituto Ethos
Foto: Wikipédia