Caio Magri fala sobre as mudanças climáticas

A coluna Radar Responsabilidade Social de 14/02 teve como tema as mudanças climáticas e as responsabilidades e comprometimento do governo e da iniciativa privada com a pauta.

Caio apontou que, com as polêmicas e impasses do governo acerca da agenda, o cenário é de incerteza. Apesar de o país ter permanecido no Acordo de Paris, o governo começou a desassistir outras políticas ambientais para o enfrentamento das mudanças do clima, reduzindo recursos e desmontando estruturas de fiscalização.

Nesse sentido, o posicionamento de grandes empresas para investimentos em tecnologias, em utilização de recursos renováveis e em redução de impactos, emissões e uso de água, por exemplo, é fundamental. Para as empresas, inovar e reduzir custos nesse contexto é conquistar uma competitividade que pode ser reconhecida globalmente.

Essa forma de atuar, ressaltou Caio, é uma estratégia de negócio de sustentabilidade financeira para empresas que têm visão de futuro, e o governo tem papel importante no incentivo dessas práticas, sem o estímulo as empresas podem demorar mais tempo para alcançar esse desenvolvimento.

Caio também evidenciou o Nordeste como um lugar especial na construção de um país mais desenvolvido e sustentável, pelo seu potencial de parques eólicos, energia solar e transformação de vida e economia com uma base renovável.

Confira aqui o programa completo.

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash