Brasil tem 23 empresas que aderiram ao código de conduta contra a discriminação sexual

Após um ano de reuniões ao redor do mundo dialogando pela inclusão de LGBTI no mercado de trabalho, a ONU criou padrões de conduta para que empresas, pequenas ou grandes, locais ou multinacionais, respeitem e ajudem a promover os direitos humanos de pessoas com essa identidade de gênero.

O lançamento da campanha de padrões de conduta para as empresas ocorreu na última terça-feira (26), em São Paulo, destacando que as companhias que apoiarem a iniciativa terão que assumir 5 compromissos:

Um total de 153 empresas no mundo já apoiaram estes padrões, sendo 23 organizações brasileiras.

Padrões de conduta para as empresas
De acordo com o site da ONU “violência e discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo (LGBTI) não podem ser eliminadas pelos governos sozinhos. As empresas podem fortalecer a diversidade e promover uma cultura de respeito e igualdade tanto no local de trabalho, quanto nas comunidades onde elas e seus parceiros comerciais operam”.

São várias as campanhas da organização contra a homofobia e em favor da igualdade. Quanto ao ambiente comprovativo, as Nações Unidas estão convocando empresas de todo o mundo para ajudar a avançar na direção de uma maior igualdade para as pessoas LGBTI.

Saiba mais sobre as campanhas da ONU nesta temática aqui.

Conscientização para a diversidade
Há tempos, o Instituto Ethos vem dialogando com as empresas quanto a urgente necessidade de inclusão do público LGBTQIA+ no ambiente corporativo. Em 2013 lançou o manual O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT, que pode ser lido aqui, e o vídeo produzido para apoiar as ações do manual que pode ser acessado aqui.

As Conferências Ethos também têm sido espaços de diálogo e sensibilização sobre a questão, como ocorreu em 2017 durante o painel LGBTQIA uma causa para as cidades e para as empresas, cujo a cobertura pode ser lida aqui.

No próximo dia 12 de julho, das 15 às 16h, o Ethos realiza o Webinar: Diversidade nas empresas, que busca promover “um olhar para os diferentes aspectos da diversidade e a promoção da inclusão e equidade de oportunidades”. Todxs podem se inscrever gratuitamente.

 

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Josh Wilburne – Unsplash