Inscrições para a edição 2023/2024 se encerram no dia 15 de janeiro

O debate sobre diversidade nas empresas tem crescido nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores, como a ascensão das redes sociais, o aumento da conscientização sobre questões sociais e a necessidade de as empresas se manterem competitivas.

Hoje já é possível analisar o cenário e criar programas específicos para a promoção da diversidade e inclusão de grupos minorizados. O Instituto Ethos, que chega a sua quarta edição da “Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão”, proporciona ao mercado empresarial brasileiro a oportunidade de organizações avaliarem suas práticas e contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais justo.

A última edição da pesquisa, realizada em 2022/2023, contou com a participação de 199 empresas de diferentes portes e setores e revelou que as empresas brasileiras estão avançando na promoção da diversidade e inclusão, mas ainda há muito espaço para melhorias.

Os avanços

Desafios
Apesar dos avanços, a pesquisa também identificou alguns desafios que ainda precisam ser superados, como:

Recortes tradicionais x temas emergentes
A pesquisa também apontou que ainda existe um foco maior nas ações de DEI voltadas para os recortes tradicionais, como gênero e deficiência. No caso de pessoas negras e pessoas LGBTI+, o número de empresas com programas específicos para a contratação, contendo indicadores, metas e meios de acompanhamento, ainda é baixo.

Outra tendência observada é o aumento nas campanhas de conscientização voltadas para temas emergentes, como refugiados e maiores de 45 anos.

Edição 2023/2024

Com 12 itens de avaliação e com o processo realizado por meio da plataforma dos Indicadores Ethos, a Pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2023 vai reconhecer a empresa mais inclusiva do país, com destaque também para ganhadoras de cada área da diversidade: mulheres, LGBTI+, pessoas com deficiência, étnico-racial e geracional. Ainda serão reconhecidas as empresas mais inclusivas em 21 setores da economia.

Participar da pesquisa fornece às empresas informações e diagnóstico valiosos sobre as suas práticas de diversidade e inclusão e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas e ações de conscientização sobre a importância da promoção da justiça social.

Saiba mais e participe, inscrições abertas até 15 de janeiro.