Inscrições para a edição 2023/2024 se encerram no dia 15 de janeiro
O debate sobre diversidade nas empresas tem crescido nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores, como a ascensão das redes sociais, o aumento da conscientização sobre questões sociais e a necessidade de as empresas se manterem competitivas.
Hoje já é possível analisar o cenário e criar programas específicos para a promoção da diversidade e inclusão de grupos minorizados. O Instituto Ethos, que chega a sua quarta edição da “Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão”, proporciona ao mercado empresarial brasileiro a oportunidade de organizações avaliarem suas práticas e contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais justo.
A última edição da pesquisa, realizada em 2022/2023, contou com a participação de 199 empresas de diferentes portes e setores e revelou que as empresas brasileiras estão avançando na promoção da diversidade e inclusão, mas ainda há muito espaço para melhorias.
Os avanços
- Compromisso declarado com a diversidade, equidade e inclusão: 91,96% das empresas declaram expressamente, em seus valores e princípios, o compromisso com a não discriminação e com a promoção da diversidade, equidade e inclusão.
- Estrutura organizacional para a promoção da diversidade, equidade e inclusão: 96,48% têm uma área, instância (um comitê, por exemplo) ou pessoa responsável por garantir a implementação de ações de promoção da diversidade, equidade e inclusão.
- Integração da promoção da diversidade, equidade e inclusão ao planejamento estratégico: 94,47% das empresas possuem a promoção da diversidade, equidade e inclusão no planejamento estratégico da empresa.
Desafios
Apesar dos avanços, a pesquisa também identificou alguns desafios que ainda precisam ser superados, como:
- Cultura organizacional: 50,25% das empresas capacitam de 75% a 100% de seus empregados de diferentes níveis hierárquicos sobre vieses inconscientes e estereótipos.
- Redução das desigualdades: Apesar de 56,78% das empresas monitorarem a relação entre maiores e menores remunerações, somente 24,57% publicizam essas informações. Além disso, 26,13% estabelecem metas para reduzir a distância entre as remunerações e apenas 7,04% tornam publica essa informação.
- Equidade racial: Somente 34,67% das empresas respondentes afirmaram dispor iniciativa específica, como um programa, para a contratação de pessoas negras, contendo indicadores, metas e meios de acompanhamento.
Recortes tradicionais x temas emergentes
A pesquisa também apontou que ainda existe um foco maior nas ações de DEI voltadas para os recortes tradicionais, como gênero e deficiência. No caso de pessoas negras e pessoas LGBTI+, o número de empresas com programas específicos para a contratação, contendo indicadores, metas e meios de acompanhamento, ainda é baixo.
Outra tendência observada é o aumento nas campanhas de conscientização voltadas para temas emergentes, como refugiados e maiores de 45 anos.
Edição 2023/2024
Com 12 itens de avaliação e com o processo realizado por meio da plataforma dos Indicadores Ethos, a Pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2023 vai reconhecer a empresa mais inclusiva do país, com destaque também para ganhadoras de cada área da diversidade: mulheres, LGBTI+, pessoas com deficiência, étnico-racial e geracional. Ainda serão reconhecidas as empresas mais inclusivas em 21 setores da economia.
Participar da pesquisa fornece às empresas informações e diagnóstico valiosos sobre as suas práticas de diversidade e inclusão e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas e ações de conscientização sobre a importância da promoção da justiça social.
Saiba mais e participe, inscrições abertas até 15 de janeiro.