O Brasil possui oito vezes menos negros em cargos executivos no mundo empresarial do que os EUA
Ainda que 55% da população brasileira seja declarada afrodescendente, negros representam apenas 4,7% no quadro de executivos das 500 maiores corporações do Brasil. Números que destacam os desafios da inclusão étnico-racial no mercado de trabalho.
Neste cenário de exclusão, foi criada, recentemente, uma plataforma que reúne currículos e oportunidades de emprego para jovens negros de todo país: assim surgiu o projeto Afrobras (www.afrobras.trabalhando.com).
Desenvolvido em parceria com o Projeto Iniciativa Empresarial pela Igualdade, a plataforma de articulação foi desenvolvida e liderada pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a iniciativa privada (Universia, Magazine Luiza, Microsoft, Itaú, Bradesco, entre outras) para abordar de forma ampla o tema da diversidade étnico-racial no mercado de trabalho. O conteúdo pode ser acessado por meio de computadores, smartphones e tablets.
Brasil e o mito da igualdade racial
Além da dificuldade de inserção, segundo levantamento de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, os negros recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que os brancos para a mesma ocupação.
Além de apresentar um levantamento numérico e qualitativo desses executivos negros e do cargo que ocupam, o autor se debruça sobre o contexto de inserção no mercado de trabalho dos profissionais da 1ageração nos anos 70, num cenário marcado pela ditadura militar e pelo mito da democracia racial; e daqueles da 2a geração no começo do século XXI, já num contexto de disputas em torno das políticas de ação afirmativa.
Lançado pela Edusp, o livro Executivos Negros conta com o apoio da Afrobras e da Faculdade Zumbi dos Palmares. O autor, Pedro Jaime, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário FEI e do Núcleo de Humanidades da ESPM, colabora com o Projeto Iniciativa Empresarial Pela Igualdade.
Projeto Iniciativa Empresarial Pela Igualdade
Em levantamento realizado pelo Instituto Ethos e divulgado em 2016, dentre as 500 maiores empresas do Brasil, apenas 3,4% afirmaram possuir políticas com metas e ações planejadas para incentivar a inserção dos negros em cargos executivos. Mais de 80% dessas empresas afirmaram não terem qualquer política de incentivo para inserção de negros gerenciais ou de direção.
Quer saber como colaborar ? Conheça a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que desenvolveu o pacto dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade.
Nele, você tem acesso a informações que ajudam empresas a estabelecer metas e cronogramas dentro de um plano de ação geral ou específico para cada item. Saiba mais aqui.
Por André Nicolau, do Catraca Livre
Foto: IBMA Edu