Sociedade civil é convidada a opinar sobre como empresas podem evoluir quanto a inclusão
A próxima sexta-feira (19) é o prazo final para o envio de sugestões ao questionário que irá compor o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, fruto de uma parceria do Instituto Ethos com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), composta por mais de 100 empresas, ONGs e instituições públicas. Acesse aqui para enviar a sua sugestão.
Sobre o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência
O Guia Temático é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão, com orientações para as empresas evoluírem em suas práticas e na gestão da diversidade. O guia específico para inclusão dos profissionais com deficiência visa mudar a realidade do mercado de trabalho. Segundo o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, as pessoas com deficiência ocupam 2% do quadro de funcionários, 0,64% do quadro executivo e apenas 0,41% das funções gerenciais.
“A inclusão de pessoas com deficiência nas empresas é um processo que precisa ser pensado além da Lei de Cotas, além de um mero cumprimento da lei para evitar punições. Deve ser pensada como uma forma de aprendizado, de inclusão e de promoção da diversidade nos ambientes de trabalho, resultando em mais oportunidades tanto para os PCDs quanto para as empresas”, avalia o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.
“Para nós da Rede Empresarial de Inclusão Social, a parceria com o Instituto Ethos na construção do Guia Temático é muito aderente ao seu propósito e representa um marco para que a inclusão seja, de fato, incorporada na cultura organizacional das empresas”, analisa Eliane Raniere, do grupo diretor da REIS.
Acesse aqui a versão preliminar dos Indicadores Ethos-REIS.
Por Rejane Romano, do Instituto Ethos
Foto: Pixabay