Documento, que contou com a participação do Ethos, faz parte do Plano Nacional de Adaptação

O Plana Nacional de Adaptação (PNA) é um instrumento elaborado sob liderança do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com organizações da sociedade civil, governos estaduais e empresas para elaborar estratégias de adaptação às mudanças climáticas para o território nacional. O plano foi lançado em 2016, e agora, um ano depois no início de sua vigência, o primeiro relatório sobre os trabalhos desenvolvidos foi lançado na semana passada.

Em sua elaboração, o documento abordou 11 aspectos diferentes das mudanças climáticas, sendo elas: Agricultura, Recursos Hídricos, Segurança Alimentar e Nutricional, Biodiversidade, Cidades, Gestão de Risco de Desastres, Indústria e Mineração, Infraestrutura, Povos e Populações Vulneráveis, Saúde e Zonas Costeiras. Para a confecção do 1º Relatório de Monitoramento do PNA, o Instituto Ethos participou juntamente a outros parceiros, entre eles, a FGV e as empresas Braskem e CCR, associadas Ethos. As empresas compartilharam suas experiências em projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, indicando caminhos possíveis para atuação do setor nesta temática.

Como resultados desta primeira avaliação, é possível perceber que ainda há muito que se avançar e que a união dos diversos setores da sociedade é que podem resultar em resultados mais efetivos e promissores.

Acesso o material completo aqui.

Conheça o trabalho do Ethos na área de Meio Ambiente e Mudança do Clima aqui.

 

Por Bianca Cesário, do Instituto Ethos

Foto: Angela Benito – Unsplash