Esta publicação busca clarear a compreensão do leitor sobre a agenda global 2015-2020. Quais serão as grandes questões a desafiar países, organizações e pessoas nesse período? Como encarar os enormes problemas sociais, ambientais e econômicos do século sem cair nas armadilhas da mesma lógica que lhes deu origem?

O legado da Rio+20 ainda está sendo construído. Mas já se apresenta no aprofundamento das discussões sobre clima, água, alimentação, energia, direitos humanos, negócios, transparência, diversidade, inclusão e outros aspectos de enorme impacto na vida contemporânea. Será que o contrato social global vigente dará conta de resolver esses desafios?

É disso que trata esta edição produzida pelo Planeta Sustentável, da Editora Abril, e pelo Instituto Ethos, uma colaboração com o registro e discussão das ideias apresentadas em evento organizado pelo Instituto Ethos e pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) em 23 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, um dia depois do encerramento da conferência da ONU.