“Ethos e Queiroz Galvão Energias Renováveis estão alinhados em sua missão”, diz Marcos Elia Galvão, assessor de Sustentabilidade da empresa.
A Queiroz Galvão Energias Renováveis (QGER), empresa do Grupo Queiroz Galvão, está patrocinando o Módulo Central da Conferência Ethos 2013, que vai realizar-se entre os dias 3 e 5 de setembro de 2013, em São Paulo, com o tema “Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Oportunidades para as Empresas e para o Brasil”.
A QGER foi fundada há cerca de um ano para atuar no mercado de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. E começa como uma das principais organizações desse mercado, com 731 megawatts de energia já contratada. Em sua primeira fase, a empresa está implantando dois parques eólicos no Ceará e se prepara para instalar um terceiro parque no mesmo Estado e outro no Rio Grande do Norte, tendo ainda novos projetos por todo o país.
Além dos parques eólicos, a QGER já opera 13 megawatts de geração de energia elétrica por biomassa nas siderúrgicas do Grupo Queiroz Galvão, no Maranhão, onde já há projetos de expansão dessa capacidade.
Para falar sobre a motivação da QGER em patrocinar a Conferência Ethos, entramos em contato com Marcos Elia Galvão, assessor de Sustentabilidade da empresa, que nos concedeu esta breve entrevista.
Instituto Ethos: Por que patrocinar a Conferência Ethos 2013?
Marcos Elia Galvão: O Instituto Ethos e a Queiroz Galvão Energias Renováveis estão alinhados em sua missão. Nós estamos comprometidos, usando a força e o sentido que essa palavra tem, com o desenvolvimento sustentável. Quando o Ethos comenta que deseja ser “parceiro na construção de uma sociedade justa e sustentável”, está em sintonia com nossa crença, com nosso compromisso e com nossas atitudes.
IE: Os negócios sustentáveis podem representar um diferencial competitivo para as empresas?
MEG: Sim. Quem está à frente dos negócios sabe que a postura é de respeito ao plano estratégico, com ações efetivas de responsabilidade social, admiração e respeito ao meio ambiente e, sobretudo, transparência. Tudo isso possibilita que a sociedade e todas as partes interessadas possam olhar e dizer: “Essa empresa é diferente; vou comprar seus produtos ou apoiá-la quando nossos processos se cruzarem”. Essa percepção, embora intangível e difícil de medir, proporciona vantagem competitiva.
IE: Como a sua organização procura atender as exigências de clientes cada vez mais preocupados com a sustentabilidade?
MEG: Temos um plano estratégico que no seu primeiro item traz uma declaração do presidente da empresa comprometendo-se com o desenvolvimento sustentável. Isso é muito forte e tem um valor enorme. Somos transparentes com os clientes e eles sabem que estamos, de fato, construindo um futuro melhor.
CONFERÊNCIA ETHOS 2013
Realização: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social;
Parceiros Institucionais: Alcoa, CPFL, Natura, Vale e Walmart;
Parceiro Estratégico: Roland Berger
Patrocinadores “Master Apresenta”: Santander, Itaú Unibanco e Bradesco;
Patrocinadores Ouro: Bradesco, Itaú Unibanco e Santander;
Patrocinador Prata: Caixa;
Patrocinadores Bronze: Queiroz Galvão e Shell.
SERVIÇO
O quê: Conferência Ethos 2013, com o tema “Negócios Sustentáveis: Oportunidades para as Empresas e para o Brasil”;
Data: De 3 a 5 de setembro de 2013;
Local: Teatro GEO, no edifício do Instituto Tomie Ohtake;
Endereço: Rua dos Coropés, 88 (altura do nº 201 da Av. Brigadeiro Faria Lima) – Pinheiros, São Paulo (SP);
Inscrições: Pelo site www.ethos.org.br/ce2013.