Em entrevista, farmacêutica fala do investimento em equidade de gênero e meio ambiente, entre outras ações

A maior multinacional do mercado farmacêutico brasileiro e recém associada ao Ethos, representada pelo seu diretor-geral no Brasil, Pius Hornstein, compartilha suas práticas em prol da sustentabilidade. Diversidade, equidade de gênero e meio ambiente, entre outras agendas, são focos de atuação da Sanofi, que tem observado a evolução das medidas adotadas junto ao público interno da empresa. Na entrevista a seguir, você pode conhecer um pouco mais sobre as ações da farmacêutica.

Ethos: O que motivou a Sanofi a tornar-se uma associada Ethos?
Pius Hornstein: A identificação com a missão do Instituto Ethos e sua atuação em políticas e ações de ética e responsabilidade social empresarial aplicadas à gestão dos negócios foram decisivos para a Sanofi se associar à entidade. Uma companhia como a Sanofi, que é líder no mercado brasileiro e que tem a inovação como seu pilar fundamental, também quer ter um papel preponderante para evoluir e avançar o tópico da ética e integridade.

Ethos: O preenchimento dos Indicadores Ethos-MM360 para Promoção da Equidade de Gênero e a recente certificação do Top Employers Institute, pelas condições de trabalho que oferece a seus colaboradores, além da conquista do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, do governo Federal, em 2015, retratam o quanto a empresa está voltada a questões relevantes ao público interno?
Pius Hornstein: Com base em ética e transparência nos negócios, a Sanofi busca constantemente ouvir seus públicos e inseri-los nas decisões estratégicas da companhia. Em 2015, executamos um estudo com a participação de nosso público interno e externo, com o intuito de entendermos a visão e as expectativas desses importantes atores em relação a temas de responsabilidade corporativa que impactam nosso negócio. Com os resultados deste exercício, atualizamos nossa matriz de responsabilidade corporativa local. Definimos três temas estratégicos que serão trabalhados ao longo dos próximos anos: acesso à saúde, com ações de educação aos pacientes; comunidades e engajamento interno, com iniciativas em diversidade para as pessoas; e planeta e saúde, que inclui projetos de gestão da água.

Em diversidade, por exemplo, muito já foi realizado: desde 2015, trabalhamos o tema com engajamento de nosso público interno, por meio de eventos de sensibilização e reflexão, pesquisas quantitativas e qualitativas para entendermos o cenário da Sanofi e como podemos aprimorar práticas internas e parcerias com instituições que promovem o tema externamente.  Nós também buscamos nos assegurar sistematicamente que a Sanofi tenha sempre uma base de candidatos com equilíbrio de gênero em nossos processos seletivos. Em 2016, nos filiamos ao “Movimento Mulher 360” e “Fórum Mulheres de Destaque” e temos a participação ativa de nossos colaboradores na troca de experiências com outras organizações. rimoraremos cada vez mais nosso trabalho, a fim de realmente gerarmos impacto em nossas ações de responsabilidade corporativa.


Ethos: Dentre os propósitos de responsabilidade social corporativa da empresa, a preservação do planeta é um dos pontos chave? Questões como o aquecimento global estão entre os projetos da Sanofi?
Pius Hornstein: Sim, seguramente o cuidado com o meio ambiente é parte fundamental da estratégia da Sanofi. Os efeitos das mudanças climáticas na saúde são um desafio importante. Um exemplo disso é a dengue, doença que de acordo com estudos recentes é fortemente influenciada pela mudança do clima. Isso mostra que a saúde humana, de nossa comunidade e de nosso planeta estão intimamente ligadas. Na Sanofi, constantemente avaliamos e aprimoramos o uso racional e responsável de recursos, como água, energia, matéria-prima, além de monitorarmos nossas emissões de CO2 e geração de resíduos. Na linha de produtos, a Sanofi recentemente redesenhou a embalagem de Dermacyd sob critérios de eco-design, reduzindo o uso de plástico em 11% (em relação ao peso da embalagem), o que resultou numa economia de 40 toneladas de plástico por ano. Como dito anteriormente, a gestão da água está entre os temas prioritários da Sanofi no Brasil para os próximos anos. Em 2016, em função desses esforços, a fábrica localizada em Suzano reduziu em 14% o consumo de água por unidade de medicamento produzida, em relação ao ano anterior. Na fábrica da Medley, nossa unidade de negócios de genéricos e similares, em Campinas, a redução do consumo de água foi de 17%, na mesma comparação. Além disso, firmamos no final de 2016 uma importante parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, com o compromisso do plantio de 15 mil mudas de árvores nativas. A iniciativa visa a mitigar as emissões de CO2 do processo produtivo e auxiliar na manutenção da estabilidade hídrica de uma das regiões em que a Sanofi opera no Brasil.  Nós também temos melhorias previstas para 2017 para que nossos escritórios tenham os padrões mais avançados em termos ambientais e de consumo de energia.

Ethos: Quanto à temática da diversidade,e que forma a Sanofi planeja atuar em 2017?
Pius Hornstein: Trabalhamos com foco no equilíbrio de gênero, com diversas políticas que buscam assegurar que nos processos seletivos tenhamos pelo menos um candidato homem e uma mulher, praticando salários iguais independentemente do gênero e oferecendo uma série de políticas e práticas para promover lideranças femininas. Como resultado dessas iniciativas tivemos em 2016 um aumento de 3 pontos percentuais na participação das mulheres em posições de liderança, gerentes e diretoras. As ações da empresa possibilitaram à Sanofi a posição de única farmacêutica entre as 68 organizações que receberam a quinta edição do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça do governo federal, em 2015. A partir de 2016, ampliamos as discussões para outros temas de diversidade. Em 2017 trabalharemos internamente com políticas voltadas a pessoas com deficiência, programas de preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho e a promoção de um ambiente diverso em cultura e origens. Em março deste ano nós lançamos um censo interno para melhor entender esses assuntos.

“Entendemos que esses projetos vão nos ajudar a mostrar o nosso programa de ética e integridade para o público externo. Com isso, também pretendemos estender nosso compromisso a importantes stakeholders e melhorar as práticas de mercado”

Ethos: A partir da associação ao Ethos, em quais outras agendas a Sanofi pretende atuar?
Pius Hornstein: A Sanofi formalizou o compromisso de reportar suas práticas através dos Indicadores Ethos-MM360 para Promoção da Equidade de Gênero. Além disso, pretendemos assinar o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e implementar um projeto de ética com pagadores em parceria com a área de Acesso à Mercado, que está em desenvolvimento. Entendemos que esses projetos vão nos ajudar a mostrar o nosso programa de ética e integridade para o público externo. Com isso, também pretendemos estender nosso compromisso a importantes stakeholders e melhorar as práticas de mercado.

Ethos: Além da adoção de práticas que contemplem estas agendas, há algum projeto com a finalidade de estender as boas práticas para a cadeia de valor da Sanofi?
Pius Hornstein: A Sanofi pretende em 2017 estender os compromissos assumidos perante os diversos públicos de relacionamento, dando prosseguimento às boas práticas e parcerias com atores relevantes da sua cadeia de valor. Prevemos algumas ações focadas na educação de pacientes, reafirmando o compromisso da companhia com o acesso à saúde. Entre as principais iniciativas, destacamos o “Movidos pelo Coração”, uma parceria entre a Sanofi e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, que pretende ampliar o alerta da população sobre saúde do coração através da arte e cultura. A iniciativa promove serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, aula de ressuscitação cardíaca, entre outros. Outra inciativa importante é a parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do apoio a uma mostra itinerante que tem como foco educar a população sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas, como dengue. Esta exposição já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, no litoral paulista e Olinda, em Pernambuco, somando mais de 22 mil visitantes.

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Arquivo Pessoal