“A maioria das distribuidoras de energia responde os Indicadores Ethos e muitas já os replicam para sua cadeia”, informa Leny Medeiros, consultora da Abradee.
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) foi uma das primeiras entidades a levar o uso dos Indicadores Ethos para todo o setor. Com 41 distribuidoras associadas, que representam 99% do mercado brasileiro de energia elétrica e 60 milhões de clientes, a Abradee tem um grande potencial de transformações.
Percebendo os benefícios para a gestão sustentável, o preenchimento dos Indicadores se tornou um dos requisitos do concorrido Prêmio Abradee, promovido pela associação como forma de reconhecer os esforços das empresas em categorias como Gestão Econômico-Financeira, Gestão Operacional, Satisfação do Cliente, Qualidade da Gestão e Responsabilidade Socioambiental.
“A maioria das distribuidoras de energia responde os Indicadores Ethos. As empresas do setor costumam trabalhar em conjunto e muitas já replicam os Indicadores para sua cadeia”, informa Leny Medeiros, consultora da Abradee.
Depois de alguns anos de experiência com os Indicadores Ethos, a Abradee fez algumas inovações. Uma delas foi complementar a ferramenta com questões relacionadas ao próprio setor. Assim, a associação criou, com o Instituto Ethos, indicadores específicos para as empresas de energia: os Indicadores Ethos-Abradee de Responsabilidade Social Empresarial. Temas fundamentais para as distribuidoras de energia, como segurança, meio ambiente, força de trabalho e eficiência energética, passaram a ser mais trabalhados. Essa mudança representou um novo desafio para as empresas. Mais tarde, o modelo de indicadores setoriais foi replicado para outros ramos.
Além de processar as informações enviadas pelas empresas associadas, a Abradee criou, para maior rigor nos critérios de avaliação do prêmio, um manual de evidências a partir do questionário dos Indicadores Ethos, por meio do qual passou a fazer a verificação das respostas, com a realização de visitas às empresas por avaliadores especialmente capacitados para essa atividade.
Para Leny Medeiros, os Indicadores Ethos são práticos e ajudam as empresas a se organizarem melhor. “Para nossas distribuidoras, essa ferramenta foi fundamental na elaboração das políticas de responsabilidade social e no monitoramento dos avanços da gestão sustentável”, diz ela. “Hoje vemos as empresas de energia bem colocadas nos rankings de melhores relatórios sociais, no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&F Bovespa, e em outros índices. Isso acontece porque tivemos constância em nossos propósitos e valores”, complementa.
Leny Medeiros representa a Abradee como membro do Comitê Consultivo Técnico para o desenvolvimento da nova geração dos Indicadores Ethos. Para ela, “a revisão dessa ferramenta é uma forma de trazer as empresas para a nova realidade”.
Sua empresa também pode aplicar os Indicadores Ethos para avaliar sua gestão em relação à responsabilidade social e à sustentabilidade.
O questionário da versão atual (2012) deve ser respondido até 14 de junho de 2013.
Para acessar os Indicadores Ethos, clique aqui.
Por Giselle Paulino, para o Instituto Ethos