Evento é uma das iniciativas do projeto Ven, Tú Puedes para promover sensibilização e fomentar a contratação formal no Brasil
A terceira Oficina de Formação para Empresas, que ocorreu no último dia 18, proporcionou um momento para troca de experiências entre empresas que estão trabalhando com a contratação de pessoas refugiadas e migrantes. Na ocasião, representantes da Sabin Medicina Diagnóstica e da Sitel Group compartilharam aprendizados e falaram sobre as expectativas de aprimoramento das práticas de RH em prol da diversidade.
A atividade foi uma realização do Instituto Ethos, seguindo o calendário de oficinas de empregabilidade desenvolvido exclusivamente para o projeto Ven, Tú Puedes, iniciativa pioneira da Visão Mundial que visa apoiar pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas com ações de capacitação para empregabilidade e empreendedorismo.
De acordo com Mônica Sousa, assessora de Advocacy do projeto Ven, Tú Puedes, a oficina foi muito positiva, pois possibilitou uma importante reflexão sobre a responsabilidade social empresarial envolvendo a agenda de pessoas refugiadas e migrantes. “Na Visão Mundial, desenvolvemos várias ações e também contamos com o apoio do Instituto Ethos na frente de sensibilização de empresas, com foco em criar pontes e conexões que enderecem a diversidade cultural no ambiente de trabalho”, comentou.
No encontro foram discutidos os desafios que antecedem a contratação, em especial sobre qual a melhor forma de fazer o recrutamento de candidatos, como chegar até eles e, para além da contratação, a necessidade que as empresas têm de cultivar um ambiente seguro e aberto à diversidade no dia a dia.
“Não basta só incluir, é preciso ter qualidade. As empresas precisam romper com a precarização do trabalho”, pontuou Scarlett Rodrigues, coordenadora de projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos. Ela destacou ainda sobre a evolução da sensibilização de empresas como resultado desta parceria entre as duas organizações.
“A primeira oficina proporcionou às empresas participantes uma aproximação com a realidade desse grupo. A segunda, trouxe conhecimento sobre os documentos e processos para contratar migrantes e pessoas refugiadas. Agora, a terceira oficina para dialogar sobre avanços e proposições na reinserção econômica de pessoas refugiadas e migrantes”, salientou.
Os representantes das empresas convidadas destacaram que a Inclusão e Diversidade requer um esforço integral da companhia e envolve lideranças e colaboradores para se alcançar o resultado planejado.
O evento encerrou com sugestões de como as empresas, juntamente com a Visão Mundial e o Instituto Ethos podem trabalhar para solucionar demandas técnicas e otimizar o trabalho que já vem sendo feito.
Nova Agenda: A 3ª Oficina vai continuar com uma nova rodada de discussões, trazendo duas novas empresas convidadas para apresentarem suas experiências, relatos e boas práticas. O evento vai ocorrer de forma online, em 25 de agosto, das 9 horas às 11 horas, fuso de São Paulo / e das 8 às 10 horas no fuso de Manaus e Boa Vista, por meio da plataforma Zoom. Para participar, basta enviar e-mail para [email protected]
Por: Visão Mundial
Foto: Pexels