Durante a plenária “Iniciativas empresariais para a construção de uma sociedade sustentável e justa”, o diretor-presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Helio Mattar, apresentou alguns resultados da pesquisa Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente?, lançada recentemente pelo Akatu. Um dos dados mais pitorescos aponta um número maior de brasileiros estimulando a reciclagem de lixo do que fazendo. “Apenas 55% dos brasileiros reciclam; já 75% incentivam as pessoas a separar seu lixo. É um tanto curioso que as pessoas tentem estimular sem praticar”, constata Mattar.
Outros números sobre o comportamento dos brasileiros apontados na pesquisa: 8% são indiferentes ao tema; 59% são iniciantes na prática do consumo consciente; e 5% são conscientes. “Um fator relevante dentro do universo deste último é que 57% pertencem às classes C e D, enquanto 43% estão nas classes A e B. Isso comprova que a consciência está acessível a todos”, destaca Mattar.
Para o diretor-presidente do Akatu, o papel da mídia é fundamental nessa conscientização, já que multiplica as boas ações e sensibiliza as pessoas para repensar seu consumo. “Um dos pontos principais da metodologia do Akatu é trabalhar com a comunicação, porque ela mostra boas práticas e muda a percepção do consumidor para que este se torne agente multiplicador.”
Entre os 100 mais
O Instituto Akatu foi considerado uma das 100 organizações não-governamentais de maior competência no mundo para atuar em parceria com a iniciativa privada. A pesquisa foi realizada pelo Pacto Global das Nações Unidas (The United Nations Global Compact), em conjunto com a Dalberg Global Development Advisors, firma especializada na área de desenvolvimento global, tendo em vista 450 empresas. “É uma conquista importante e um excelente reconhecimento de que estamos no caminho certo”, comemora Mattar. (Publicado em 14/06/2007)
Fonte: Instituto Ethos