Acima existem inclusões de arquivos javascript.

18/06/2007

Rever valores para salvar o clima


Empresas precisam mudar seus padrões de produção e consumo e ter mais cuidado com os projetos de neutralização de emissões de carbono

Uma revisão dos valores humanos e mudança dos padrões de produção e consumo foram os principais pontos apontados pelo painel temático “Mudanças climáticas: caminhos para o enfrentamento – empresas, poder público e consumidores”, realizado na Conferência 2007, do Instituto Ethos.

17/06/2007

Da dimensão poética à prática das redações


Prêmio Ethos de Jornalismo imprime sustentabilidade na mídia.

Quando a jornalista Flávia de Oliveira, do jornal O Globo, chamou o cantor e compositor Arnaldo Antunes para falar sobre sustentabilidade, na abertura da cerimônia de entrega do 7º. Prêmio Ethos de Jornalismo, a platéia que lotava o Teatro Alfa, no Hotel Transamérica, explodiu em aplausos.

Discriminação é um desperdício e dá prejuízo


Diversidade pode ser uma vantagem competitiva para as empresas brasileiras

Qualquer tipo de discriminação, além de ferir os direitos humanos e a Constituição Federal, é um desperdício para o setor privado. A opinião é de Laís Abramo, diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, uma das debatedoras do painel temático “Promoção da diversidade e da eqüidade no mercado de trabalho”, na Conferência 2007 do Instituto Ethos

Preservação dos recursos hídricos exige participação e transparência


Cobrança pelo uso da água é questão-chave para uma gestão responsável desse recurso natural

No painel “Desafios para a utilização sustentável da água”, realizado durante a Conferência 2007 do Instituto Ethos, o superintendente de Conservação de Água e Solo da Agência Nacional de Águas, Antônio Félix Domingues, considerou a instituição da cobrança pelo uso da água, a partir da aprovação do Código das Águas (Lei nº. 9.433), em 1997, como o principal avanço ocorrido no Brasil para a gestão sustentável desse recurso natural.

Pacto contra trabalho escravo vai separar joio do trigo


Setor varejista adere à luta para que ninguém mais seja submetido a trabalhar em condições desumanas

O Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, que completou dois anos no último dia 19 de maio, foi tema do painel temático “Políticas de combate ao trabalho escravo: desafios para a implementação”. O debate, realizado durante a Conferência 2007 do Instituto Ethos, foi marcado pelos comentários indignados de Miriam Leitão, jornalista e comentarista da Rádio CBN.



15/06/2007

Conferência bate recorde de público e se torna a maior da história do Ethos


Sensibilizados pelas graves questões ambientais, participantes buscaram ferramentas para transformar suas empresas em agentes de mudanças

A Conferência Internacional 2007, do Instituto Ethos, contou com a participação de mais de 1.300 pessoas de várias partes do Brasil e do mundo. Foram ao todo 1.008 inscritos, 180 jornalistas credenciados, 84 palestrantes e 60 convidados entre os parceiros do Ethos na disseminação dos conceitos da responsabilidade social empresarial.

Muitas marcas, uma só reputação


Conferência 2007 alia as empresas em torno de um novo processo civilizatório

O presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, vê nas empresas o papel civilizatório para os novos modelos de desenvolvimento necessários para a construção de uma sociedade sustentável. Mesmo que ainda não tenham se dado conta disto, as empresas estão sendo preparadas para assumir suas novas responsabilidades em eventos como a Conferência Ethos 2007.

Multinacionais devem praticar RSE em suas filiais


Não basta ser socialmente responsável só nos países ricos

“No Brasil, as filiais de multinacionais não apresentam nem mesmo seus balanços financeiro- econômicos. Já seria um avanço se apresentassem”, afirmou Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, durante o debate sobre responsabilidade social empresarial nos cinco continentes.

Debate sobre Pacto Global mostra dilemas da RSE nos cinco continentes


Envolvimento sincero das empresas com desenvolvimento sustentável ainda é coisa rara

“As empresas precisam ser mais do que uma pintura verde.” Foi dessa forma que Linda Funnell-Milner, diretora do Corporate ResponseAbility, concluiu a plenária sobre “Avanços da responsabilidade social empresarial nos cinco continentes”.



O difícil caminho da legalidade


Empresas formais são obrigadas a disputar mercado com quem não paga impostos

Nos países desenvolvidos, várias regras de mercado em termos trabalhistas, éticos, de segurança, direitos humanos e ambientais já são normas estabelecidas – e obedecidas. “Isso porque existe um Estado presente”, afirmou Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, na plenária “Avanços da responsabilidade social empresarial nos cinco continentes”.

É possível calcular o investimento em responsabilidade social empresarial?


Fatores como pagamento de impostos ou funcionários legalmente contratados são difíceis de mensurar

Durante a plenária “Avanços da responsabilidade social empresarial nos cinco continentes”, Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e membro do Conselho do Pacto Global da ONU, afirmou que não é possível mensurar financeiramente o quanto uma empresa investe em responsabilidade social.

14/06/2007

Tambores que transformam


Jovens da Escola Olodum são atração na entrega do Prêmio Ethos de Jornalismo

Criada há 22 anos pelo bloco afro Olodum, a Escola Olodum trabalha com crianças e adolescentes no Pelourinho, em Salvador (BA), no projeto Rufar dos Tambores. Esse trabalho ajuda as crianças a se reconhecerem etnicamente e oferece melhorias na formação cívica e intelectual dos jovens.

Os vencedores do 7º Prêmio Ethos de Jornalismo


Reportagens de rádio, impressos, TV e mídia digital levam a pauta da sustentabilidade ao grande público

Em cerimônia realizada na noite desta quinta feira, no teatro Alfa, do Hotel Transamérica, foram anunciados os seis ganhadores do 7º Prêmio Ethos de Jornalismo. Na categoria mídia impressa jornal, a vencedora foi a matéria “Capital de risco para empresas sustentáveis”, da jornalista Andréia Vialli, do jornal O Estado de S. Paulo, de São Paulo; na categoria mídia impressa revista, conquistou o prêmio a matéria “Sua empresa é verde?”, dos jornalistas Cynthia Rosenburg e Eduardo Ferraz, para a revista Época Negócios, de São Paulo;

Cultura e desenvolvimento caminham juntos


Projetos culturais trazem nova visão de mundo e mantêm tradições sustentáveis

A cultura é o elemento-chave para a transformação social e o desenvolvimento sustentável. Essa premissa pautou o painel temático “Como as atividades culturais contribuem para o desenvolvimento sustentável”, na Conferência 2007 do Instituto Ethos, do qual participaram Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo (Sesc-SP), Domingos Barreto Tukano, diretor-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Rubens Gomes, diretor-geral e fundador da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela) e Kaká Wera Jekupé, diretor do Instituto Arapoti.

Petrobras privilegia ação social em infância e direitos humanos


Balanço social da estatal mostra gastos sociais, ambientais e culturais de R$ 591 milhões em 2006

Sustentabilidade é a tônica da ação da Petrobras. O investimento social da empresa em 2006 foi forte nas áreas de infância e direitos humanos, com ênfase no repúdio ao uso de mão-de-obra infantil e de trabalho escravo em suas operações e na cadeia de fornecedores.



A transformação também vem dos pequenos


Projeto do Forum Empresa prevê a capacitação de pequenas e médias empresas em práticas de RSE

A conscientização dos grandes empresários quanto à importância de uma gestão responsável em suas organizações é uma luta que vem sendo travada com relativo sucesso. Entretanto, um programa com a atenção voltada para pequenas e médias empresas poderá tornar essa mudança ainda mais efetiva.

Consumo consciente nas empresas


Oficina de gestão promovida pelo Akatu mostra como a conscientização dos funcionários pode levar a transformações sociais

Mais de 500 pessoas do lado de dentro e muitas outras do lado de fora, na lista de espera. A procura pela oficina “As empresas e a educação para o consumo consciente”, realizada durante a Conferência 2007, do Instituto Ethos, foi sucesso absoluto de público e surpreendeu até os organizadores. “O tema desperta interesse nas pessoas porque a sustentabilidade é movida pelo consumo. Precisamos hoje de uma mudança de paradigmas nessa área”, comenta Aron Belinky, coordenador de Pesquisas do Instituto Akatu.

Movimento Nossa São Paulo propõe faxina em casa


Idéias e práticas de sucesso podem servir de exemplo para outras cidades

Transformar São Paulo numa cidade mais justa e sustentável, essa é a missão do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, apresentado no painel temático “Desafios para a construção de cidades sustentáveis”. Para chegar lá, diversos segmentos da sociedade, em parceria com instituições públicas e privadas, estão mobilizados no sentido de construir uma agenda e um conjunto de metas – e comprometer-se a cumpri-las. A idéia deve servir de exemplo para outras cidades e, em 2008, consolidar uma Conferência das Cidades Sustentáveis.

Empresas e sociedade perdem com a corrupção


A boa notícia é a mobilização dos empresários para combater esse mal

O principal consenso entre os debatedores do painel temático “Como implementar políticas de integridade contra a corrupção”, realizado na Conferência 2007 do Instituto Ethos, deu-se em torno das perdas que o fenômeno provoca não apenas para a sociedade, mas também para as próprias empresas.



Orquestra do Amanhã leva música erudita a Heliópolis


A participação de mais de 500 jovens músicos no projeto impacta a vida da maior favela da cidade de São Paulo

A Orquestra do Amanhã, um projeto do Instituto Bacarelli, se apresentou durante a Conferência 2007, do Instituto Ethos, sob a regência do maestro Edílson Ventureli, vice-diretor do instituto. O projeto surgiu literalmente das cinzas.

Esforços unidos em nome da floresta


Fórum Amazônia Sustentável junta lideranças sociais para assegurar a preservação

Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, contou, com uma boa metáfora, como surgiu a iniciativa do Fórum Amazônia Sustentável, lançado hoje na Conferência Internacional 2007. Young narrou que um secretário de Deus veio à Terra para verificar como andavam as coisas e percebeu que restava apenas uma área selvagem ainda intocada.

Experiências do Ethos: do Brasil para a América Latina


Programa Latino-Americano de RSE vai incentivar a criação de indicadores e o combate à pobreza

Indicadores Ethos, Prêmio Ethos de Jornalismo e Rede Ethos de Jornalistas são algumas das práticas brasileiras que serão multiplicadas e difundidas por outros seis países da América Latina: Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai e Peru. Essa é a proposta do Programa Latino-Americano de RSE, anunciado durante a plenária “Iniciativas empresariais para a construção de uma sociedade sustentável e justa”, da Conferência 2007.

Dividir para melhor implementar


Ethos cria grupo de referência para disseminar as práticas sustentáveis entre as empresas

O Instituto Ethos anunciou que vai lançar, no segundo semestre deste ano, o Grupo Referencial de Empresas Sustentáveis (GRES). A nova proposta foi divulgada durante a plenária “Iniciativas empresariais para a construção de uma sociedade sustentável justa”, durante a Conferência Internacional 2007.



Ethos lança Ferramentas de Gestão 2007


Novidade é a extensão dos Indicadores Ethos para as empresas fornecedoras das associadas

As publicações Guia para Elaboração de Balanço Social e Relatório de Sustentabilidade 2007 e Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial 2007 foram apresentadas ao público durante a plenária “Iniciativas empresariais para a construção de uma sociedade sustentável”, por Paulo Itacarambi, diretor-executivo do Instituto Ethos.

Consciência em todas as classes


Pesquisa do Akatu mostra se os brasileiros são conscientes quando vão às compras

Durante a plenária “Iniciativas empresariais para a construção de uma sociedade sustentável e justa”, o diretor-presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Helio Mattar, apresentou alguns resultados da pesquisa Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente?, lançada recentemente pelo Akatu.

13/06/2007

UniEthos e Instituto Vivendo Valores em busca de seres humanos melhores


Parceria cria programa de capacitação para redescobrir os valores essenciais nas empresas

Desenvolver programas de capacitação voltados para a valorização dos seres humanos nas empresas e ao mesmo tempo relembrar e inserir valores essenciais, como solidariedade, respeito, auto-estima, que por conta da correria diária acabam esquecidos.

Energia: falta força no debate


É preciso avançar nas propostas e buscar um modelo que assegure o desenvolvimento do país

Na mesa-redonda “Matriz energética para o desenvolvimento sustentável”, realizada na Conferência Ethos 2007, não houve consenso sobre quais rumos o Brasil deve tomar na questão energética. A moderação ficou por conta do professor José Goldemberg, ex-secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Eletroeletrônica e Energia da USP. Ao expor suas idéias, os representantes da sociedade civil organizada, da Petrobras e da academia reforçaram suas posições, em vez de buscar soluções negociadas para o tema.

Setor agrícola se esforça para atingir cadeia produtiva


Os esforços da sociedade para introduzir os conceitos de sustentabilidade na atividade agrícola ainda não produziram os efeitos desejados, de acordo com Jason Clay, vice-presidente do WWF, um dos integrantes da segunda mesa-redonda da Conferência 2007

Com moderação do professor Décio Zylbersztajn, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), a mesa-redonda “Compromissos socioambientais na agricultura” contou ainda com Cláudio Valladares Pádua, da Iniciativa Brasileira de Verificação da Atividade Agropecuária, Jason Clay, vice-presidente da World Wildlife Fund (WWF), Fábio Trigueirinho, secretário-geral da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), e John Elkington, da SustainAbility.

RTS incentiva agricultura familiar sustentável


Parcerias garantem apoio a projeto que alimenta 1.080 famílias no país

Gerar trabalho e renda, preservar o meio ambiente e erradicar o problema da miséria. Esses são alguns dos objetivos do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), uma parceria da Rede de Tecnologia Social (RTS) com o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional.



Diretor do CEBDS defende “revolução” para a mudança


Fernando Almeida acredita na necessidade de ruptura para a construção de novos modelos para as empresas

O diretor-executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Fernando Almeida, fez o pré-lançamento (*) do seu novo livro – “Os desafios da sustentabilidade – uma ruptura urgente” (Editora Elsevier, 2007, 280 páginas) – durante a Conferência Ethos 2007. Na nova publicação, ele mostra que só uma ruptura estruturada do sistema econômico vigente poderá frear o caminho rumo à destruição do planeta. Empresas, governos e sociedade são os atores que deverão encabeçar esse processo. Almeida acredita que ainda é possível reverter o quadro e salvar o planeta, mas alerta que precisamos agir rápido. Ele conversou com a equipe do Instituto Ethos sobre o livro:

Será que estamos vendendo os dedos para comprar os anéis?


A Amazônia é a fronteira da sustentabilidade. O desafio é gerar renda sem se desfazer da biodiversidade

Investir com sustentabilidade na Amazônia não é fácil. A área conta com mais de um terço das espécies da fauna e da flora mundiais e um quinto das águas superficiais do planeta e uma diversidade cultural enorme.

Falta diálogo entre as empresas, governo e povos indígenas


Governo e empresas precisam criar maneiras de preservar os conhecimentos tradicionais dos índios nos projetos amazônicos

O governo e as empresas não levam em conta a vontade, a necessidade e o conhecimento dos povos indígenas. Essa é a constatação de André Fernando Baniwa, diretor vice-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN). A opinião foi exposta durante a mesa-redonda “Compromissos das empresas com o desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

A nova agenda, segundo John Elkington


O criador do triple bottom-line participou da plenária de abertura

John afirma que a nova agenda da sustentabilidade escapa dos governos e das grandes corporações e vai para as mãos de empreendedores sociais, ambientais e de energia limpa. Em jogo: o futuro que queremos desfrutar.



Século 21: os empregos serão outros


A dança das cadeiras nos setores econômicos mudará os cargos, mas não prescindirá das pessoas

A insustentabilidade do atual modelo econômico é uma unanimidade que não pode ser considerada burra. É o que mostrou o debate na plenária “Agenda econômica para a sustentabilidade”, realizada durante a Conferência 2007, do Instituto Ethos.

Vantagem do Brasil ainda está no discurso


Estudo da AccountAbility mostra os diferentes graus de inserção da RSE nas práticas de mercado de diversos países

Embora o Brasil seja considerado o país das oportunidades no novo cenário internacional, devido ao grande potencial das energias limpas, as mudanças estruturais rumo à sustentabilidade ainda são incipientes. Durante a plenária “Agenda econômica para a sustentabilidade”, o executivo-chefe da ONG AccountAbility, Simon Zadek, antecipou alguns resultados de um estudo internacional, feito com 108 países, sobre a relação entre a prática da responsabilidade corporativa e a competitividade no mercado internacional.

12/06/2007

Simon Zadek fala sobre ética global


Professor da Universidade de Harvard é um dos palestrantes da Conferência 2007

Presidente da AccountAbility foi um dos debatedores da plenária especial de abertura “Tendências globais, dilemas e avanços do desenvolvimento sustentável no mundo”, que ocorreu nesta terça-feira.

Movimento pela sustentabilidade, o novo jogo


Para cada desafio ambiental, existe sempre uma oportunidade de geração de novos paradigmas de sustentabilidade

A mobilização em torno de uma idéia e não de pessoas. Esta foi a opção dos organizadores da Conferência 2007, do Instituto Ethos. Em vez de abrir o evento em torno de um grande figurão, a opção foi entregar ao público reunido no Hotel Transamérica, em São Paulo, os resultados da pesquisa “Melhorando o Jogo – A Globalização É Sustentável?”, realizada pela SustainAbility, que mostra os grandes cenários globais pelos quais Estados, empresas e pessoas deverão transitar daqui para a frente.

Ousadia para inovar: a palavra de ordem na plenária de abertura


Novos modelos e lideranças são necessários para ampliar as práticas de responsabilidade social nas corporações

Renovação de lideranças, inovações, ousadia e trabalho em rede são as principais exigências do cenário global para um desenvolvimento sustentável, destacadas na plenária especial de abertura da Conferência 2007, do Instituto Ethos. “Cada um de nós pode fazer algo para melhorar o mundo. Basta perceber que uma simples mudança é capaz de transformar dezenas de vidas. Nós temos de ousar, nem que a ousadia seja fazer o mínimo”, disse o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, ao iniciar a plenária.

As viagens e transformações de Amyr Klink


O navegador acredita que ações individuais são a essência das mudanças

Despretensioso de obter status social ou títulos, Amyr Klink resumiu em sua palestra que o conceito maior de sustentabilidade está na simplicidade das ações.



É possível manter o espírito crítico na cobertura dos temas da RSE


Investir na formação dos jornalistas também é essencial para que eles aprendam a falar de temas “do bem”

No debate “Responsabilidade social na mídia: pauta e gestão”, o moderador Carlos Eduardo Lins da Silva levantou a questão da cobertura crítica sobre o tema da responsabilidade social empresarial (RSE), já que essa é uma condição inerente ao bom jornalismo. Para Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do jornal O Estado de S. Paulo, “o jornalismo ainda sofre pela dificuldade de falar do bem, assim como tem grande facilidade em falar do mal”.

Responsabilidade social só no quintal do vizinho


Empresas jornalísticas cobram de outras empresas práticas de RSE, mas não as adotam dentro dos próprios domínios

Trabalhar como jornalista é um sacrifício, pois exige jornadas maiores do que em outras profissões e horas-extras nem sempre remuneradas. Exige também estar sempre de prontidão, pois notícia não tem hora. Com essas afirmações, o moderador do debate “Responsabilidade social na mídia: pauta e gestão”, Carlos Eduardo Lins da Silva, provocou: como as empresas jornalísticas podem cobrar um comportamento sustentável das outras empresas se nem sempre elas têm esse comportamento?

A mídia evolui, mas ainda engatinha na pauta da sustentabilidade


Destaque positivo foi a presença de gestores de empresas de comunicação discutindo suas próprias práticas

Ao final do debate “Responsabilidade social na mídia: pauta e gestão”, a impressão é de que o papel dos veículos de comunicação como indutores de novos paradigmas de sustentabilidade ainda é uma questão em aberto.

Debate sobre mídia abre Conferência 2007 do Instituto Ethos


Executivos da TV Globo, Grupo Folha, Grupo Estado e Editora Abril discutem o papel da imprensa no avanço da responsabilidade social empresarial e do desenvolvimento sustentável

O debate “Responsabilidade social na mídia: pauta e gestão” abriu a Conferência Internacional 2007 – Empresas e Responsabilidade Social, do Instituto Ethos. Terceira de uma série de discussões promovidas pela Rede Ethos de Jornalistas, a mesa-redonda abordou as principais questões levantadas nos debates precedentes.




Image map Home
Multimídia
> TV Ethos
Conferência Internacional 2007 - Empresas e Responsabilidade Social

> Petrobras
Assista a Cobertura Petrobras

Logo Instituto Ethos
Logo Instituto Akatu
Logo Suzano
Logo Suzano
Resolução mínima: 800 x 600 px
© Copyright 2007, Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Todos os direitos reservados


Criação de desenvolvimento:  BABENKO