Indicadores Ethos, Prêmio Ethos de Jornalismo e Rede Ethos de Jornalistas são algumas das práticas brasileiras que serão multiplicadas e difundidas por outros seis países da América Latina: Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai e Peru. Essa é a proposta do Programa Latino-Americano de RSE, anunciado durante a plenária “Iniciativas empresariais para a construção de uma sociedade sustentável e justa”, da Conferência 2007.
Essas experiências, já consolidadas no Brasil, serão agora implantadas em cada um dos países participantes do programa, em três frentes de ação: Indicadores Ethos; RSE na Mídia; e RSE e o Combate à Pobreza. A proposta é incentivar a criação de indicadores, prêmios e redes latino-americanas de responsabilidade social empresarial. O projeto será possível graças a uma parceria firmada entre o Instituto Ethos, a Fundação Avina, a agência internacional de cooperação ICCO e o Forum Empresa.
Para a Fundação Avina, essa experiência representa uma oportunidade para toda a América Latina de avançar como bloco de países, difundindo-se as práticas por todo o continente. O representante do Forum Empresa ressaltou que as metodologias e experiências do Instituto Ethos vão enriquecer o trabalho que o grupo já desenvolve na implantação da responsabilidade social e no combate à pobreza em vinte países. Já a ICCO, que atua em setenta países, está confiante e espera resultados concretos da parceria.
No projeto RSE e o Combate à Pobreza, a idéia é difundir a orientação do Instituto Ethos sobre como as empresas podem colocar, no coração dos seus negócios, o combate à miséria. A iniciativa visa estimular cada empresa, em cada país, a agir de maneira integrada com planos de desenvolvimento regionais e com outros atores – como o poder público e organizações não-governamentais – para que as ações de combate à pobreza assegurem amplo acesso à comunidade. (Publicado em 14/06/2007)