Home
Dia 9 de Junho de 2005
Das 09:00 às 11:00
Plenária 2
Visões e práticas de parcerias do Instituto Ethos para uma sociedade sustentável
Nesta Plenária faremos um resgate histórico dos principais aspectos que contribuíram para o avanço do movimento no Brasil e debateremos os dilemas, os desafios e as oportunidades de ampliação das redes e parcerias para o aprofundamento das práticas de responsabilidade social empresarial e a contribuição dessas práticas para a sustentabilidade.

Das 11:00 às 11:30
Intervalo para café e relacionamento

Das 11:30 às 13:30
Mesa-redonda 2
Desenvolvimento de parcerias para a gestão de recursos naturais
A gestão de recursos naturais precisa se apoiar no desenvolvimento de uma rede eficiente de parcerias, que promovam o diálogo e levem em conta os anseios de todas as partes interessadas. Nesta Mesa-redonda debateremos o caso Nascentes do Xingu, que sinaliza um caminho promissor, em que empresas e organizações da sociedade civil souberam construir uma parceria consistente para a sustentabilidade ambiental. Até que ponto esse modelo pode ser reutilizado em outras situações? Qual o aprendizado, como enfrentar as dificuldades, como se articular e agregar parceiros na busca de soluções que beneficiem a todos?

Das 13:30 às 15:00
Intervalo para almoço e relacionamento

Das 15:00 às 17:00
Painel temático 5
Parcerias para o combate ao trabalho escravo
É inaceitável que no século XXI ainda existam setores empresariais utilizando mão-de-obra escrava. Neste Painel apresentaremos visões sobre as situações nacional e internacional e discutiremos as iniciativas brasileiras para a construção de um pacto de combate ao trabalho escravo.

Painel temático 6
Os desafios para o estabelecimento de novos padrões de consumo sustentável
A sustentabilidade do planeta requer uma profunda mudança nas atitudes e comportamentos de consumo. Neste Painel discutiremos os desafios, os dilemas e as iniciativas para a construção de um padrão de consumo sustentável.

Painel Brasil 2
Gestão estratégica e Gestão do marketing e da comunicação
Quais os dilemas enfrentados pelas empresas na implementação estratégica da responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável? Como o marketing e a comunicação podem contribuir para o enraizamento e a disseminação dos valores da organização para todos os públicos impactados pela sua atividade? Essas e outras questões tão presentes no dia-a-dia das empresas comprometidas com a gestão socialmente responsável serão apresentadas e debatidas nesse Painel, como forma de contribuir para que os participantes consigam superar esses desafios em suas organizações.
Coordenadores: Gilberto Galan, Galan & Associados Responsabilidade Social e Comunicação e Homero Santos, Fractalis Renovação Empresarial

Oficina 2
Gestão dos primeiros passos em responsabilidade social empresarial
A Oficina visa abordar alguns dos principais desafios encarados por aqueles que desejam iniciar a gestão da Responsabilidade Social Empresarial, de forma que a ética da parceria e os valores da solidariedade e da cooperação prevaleçam nas práticas das empresas. Os participantes terão a oportunidade de viver situações simuladas de diálogo entre empresas e suas partes interessadas, em um ambiente dinâmico e descontraído.
Coordenador: Cláudio Boechat, Fundação Dom Cabral

Das 17:00 às 17:30
Intervalo para café e relacionamento

Das 17:30 às 19:30
Painel temático 7
Cooperação e parcerias no combate a corrupção
Nesse Painel destacaremos o caráter compartilhado da responsabilidade pelo combate à corrupção, cujo êxito depende, em larga parte, da capacidade de canalizar esforços comuns, promovendo uma ampla sinergia entre todas as partes interessadas, por meio de parceria e cooperação entre empresas, poder público e agentes da sociedade.

Painel temático 8
Cooperação de empresas socialmente responsáveis e iniciativas de economia solidária
A partir da apresentação de experiências de cooperação empresarial no campo da economia solidária, serão analisados e debatidos o alcance econômico e social dessas parcerias e a real possibilidade de ganho de escala dessas práticas

Painel Brasil 3
Gestão de responsabilidade social na cadeia de negócios: fornecedores e clientes
A promoção da responsabilidade social na cadeia de negócios envolve estabelecer relações de valor com fornecedores e clientes. Parece simples mas estes são dois públicos estratégicos para o êxito e a sustentabilidade dos negócios e, na relação com eles, as empresas se deparam com inúmeros desafios. O objetivo deste Painel é entender, debater e refletir coletivamente sobre as diversas questões que envolvem a construção desses relacionamentos a longo prazo.
Coordenador: Sérgio A. P. Esteves, AMCE Negócios Sustentáveis Ltda

Oficina 2
Gestão dos primeiros passos em responsabilidade social empresarial, continuação