Home
Dia 10 de Junho de 2005
Das 09:00 às 11:00
Plenária 3
Ética da sustentabilidade: solidariedade e cooperação
Nessa Plenária debateremos a visão sobre como a solidariedade e a cooperação entre os diversos agentes sociais se constituem como valores básicos que norteiam as relações em uma sociedade sustentável.

Das 11:00 às 11:30
Intervalo para café e relacionamento

Das 11:30 às 13:30
Mesa-redonda 3
Globalização: como enfrentar o dilema da produtividade com inclusão social
O crescimento econômico sem ampliação do emprego é um fator que está na base dos processos de exclusão social e aumento de desigualdade. Nesta Mesa –redonda discutiremos como as empresas comprometidas com a gestão socialmente responsável e com o desenvolvimento sustentável podem contribuir para o enfrentamento desse dilema.

Das 13:30 às 15:00
Intervalo para almoço e relacionamento

Das 15:00 às 17:00
Painel temático 9
Diálogo e parcerias com todos os públicos afetados pelo negócio: fundamentos para uma boa governança corporativa
No Painel debateremos os fundamentos de uma boa governança corporativa na interconexão com os diversos públicos afetados pela empresa. Diálogo, parceria e cooperação aparecem, sob este ponto de vista, como os instrumentos decisivos de uma boa governança, fundamentada na ética, transparência e respeito aos interesses dos diversos públicos que interagem com o negócio, com o objetivo de gerar valor para todos: acionistas, investidores e sociedade.

Painel temático 10
Desafios da cooperação para o desenvolvimento sustentável: papel do governo, da empresa e da sociedade Um dos maiores desafios, para a evolução do movimento de responsabilidade social empresarial e para a construção de um mundo melhor para todos, reside na ação articulada entre os três setores da sociedade. Neste Painel analisaremos as estratégias para promover a atuação conjunta de todos os atores sociais, numa visão integrada que conduza ao desenvolvimento de lideranças, ao fortalecimento de redes e à criação de mecanismos de articulação plena com as políticas públicas.

Oficina 3
Gestão de diálogos e parcerias com partes interessadas
Esta Oficina tem o objetivo de fomentar a prática de diálogos e parcerias efetivos com partes interessadas, bem como estabelecer os fundamentos para um processo que responda as exigências específicas e se baseie num entendimento comum do conceito de diálogo.
Coordenador: Beat Grüninger, B&SD Desenvolvimento Econômico e Social

Oficina 4
Protocolo de Quioto, mercado de carbono e sustentabilidade
Quais os impactos das mudanças climáticas e da entrada em vigor do Protocolo de Quioto para as empresas e para a sociedade? O que é o mercado de carbono? Nessa Oficina faremos um breve histórico das negociações internacionais sobre mudança do clima e da posição brasileira no processo; discutiremos também o papel da sociedade civil e a importância e as características do mercado de carbono. Além disso teremos a apresentação e o debate de projetos de mitigação do efeito estufa já implementados no Brasil; e dos riscos e oportunidades para o setor financeiro.
Coordenador: Marcelo Theoto Rocha, CEPEA ESALQ-USP

Das 17:00 às 17:30
Intervalo para café e relacionamento

Das 17:30 às 19:30
Painel temático 11
O valor econômico da biodiversidade para uma sociedade sustentável
Nesse Painel discutiremos sobre como o valor econômico da biodiversidade pode evoluir de uma visão conceitual para uma prática efetiva de mercado.

Painel temático 12
Metas Brasileiras do Milênio: qual o Brasil que queremos? Quais são as Metas de Sustentabilidade Brasileiras que queremos atingir até 2015? Quais metas e indicadores queremos acrescentar aos Oito Objetivos do Milênio fixados pela ONU? Qual a contribuição das empresas para atingir as metas?

Oficina 3
Gestão de diálogos e parcerias com partes interessadas, continuação

Oficina 4
Protocolo de Quioto, continuação

Coordenação de conteúdo: Giovanni Barontini e Equipe da Fábrica Éthica Brasil – Consultoria em Sustentabilidade Ltda.


« Anterior  
Página: 4 de 4