Das 09:00 às 11:00
Plenária 2
Visões e práticas de parcerias do Instituto Ethos para uma
sociedade sustentável
Nesta Plenária faremos um resgate histórico dos principais aspectos
que contribuíram para o avanço do movimento no Brasil e debateremos
os dilemas, os desafios e as oportunidades de ampliação das redes
e parcerias para o aprofundamento das práticas de responsabilidade social
empresarial e a contribuição dessas práticas para a sustentabilidade.
Das 11:00 às 11:30
Intervalo para café e relacionamento
Das 11:30 às 13:30
Mesa-redonda 2
Desenvolvimento de parcerias para a gestão de recursos naturais
A gestão de recursos naturais precisa se apoiar no desenvolvimento de
uma rede eficiente de parcerias, que promovam o diálogo e levem em conta
os anseios de todas as partes interessadas. Nesta Mesa-redonda debateremos o caso
Nascentes do Xingu, que sinaliza um caminho promissor, em que empresas e organizações
da sociedade civil souberam construir uma parceria consistente para a sustentabilidade
ambiental. Até que ponto esse modelo pode ser reutilizado em outras situações?
Qual o aprendizado, como enfrentar as dificuldades, como se articular e agregar
parceiros na busca de soluções que beneficiem a todos?
Das 13:30 às 15:00
Intervalo para almoço e relacionamento
Das 15:00 às 17:00
Painel temático 5
Parcerias para o combate ao trabalho escravo
É inaceitável que no século XXI ainda existam setores empresariais
utilizando mão-de-obra escrava. Neste Painel apresentaremos visões
sobre as situações nacional e internacional e discutiremos as iniciativas
brasileiras para a construção de um pacto de combate ao trabalho
escravo.
Painel temático 6
Os desafios para o estabelecimento de novos padrões de consumo
sustentável
A sustentabilidade do planeta requer uma profunda mudança nas atitudes
e comportamentos de consumo. Neste Painel discutiremos os desafios, os dilemas
e as iniciativas para a construção de um padrão de consumo
sustentável.
Painel Brasil 2
Gestão estratégica e Gestão do marketing e da comunicação
Quais os dilemas enfrentados pelas empresas na implementação estratégica
da responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável? Como o marketing
e a comunicação podem contribuir para o enraizamento e a disseminação
dos valores da organização para todos os públicos impactados
pela sua atividade? Essas e outras questões tão presentes no dia-a-dia
das empresas comprometidas com a gestão socialmente responsável
serão apresentadas e debatidas nesse Painel, como forma de contribuir para
que os participantes consigam superar esses desafios em suas organizações.
Coordenadores: Gilberto Galan, Galan & Associados Responsabilidade
Social e Comunicação e Homero Santos, Fractalis Renovação
Empresarial
Oficina 2
Gestão dos primeiros passos em responsabilidade social empresarial
A Oficina visa abordar alguns dos principais desafios encarados por aqueles que
desejam iniciar a gestão da Responsabilidade Social Empresarial, de forma
que a ética da parceria e os valores da solidariedade e da cooperação
prevaleçam nas práticas das empresas. Os participantes terão
a oportunidade de viver situações simuladas de diálogo entre
empresas e suas partes interessadas, em um ambiente dinâmico e descontraído.
Coordenador: Cláudio Boechat, Fundação Dom Cabral
Das 17:00 às 17:30
Intervalo para café e relacionamento
Das 17:30 às 19:30
Painel temático 7
Cooperação e parcerias no combate a corrupção
Nesse Painel destacaremos o caráter compartilhado da responsabilidade
pelo combate à corrupção, cujo êxito depende, em larga
parte, da capacidade de canalizar esforços comuns, promovendo uma ampla
sinergia entre todas as partes interessadas, por meio de parceria e cooperação
entre empresas, poder público e agentes da sociedade.
Painel temático 8
Cooperação de empresas socialmente responsáveis e iniciativas
de economia solidária
A partir da apresentação de experiências de cooperação
empresarial no campo da economia solidária, serão analisados e debatidos
o alcance econômico e social dessas parcerias e a real possibilidade de
ganho de escala dessas práticas
Painel Brasil 3
Gestão de responsabilidade social na cadeia de negócios:
fornecedores e clientes
A promoção da responsabilidade social na cadeia de negócios
envolve estabelecer relações de valor com fornecedores e clientes.
Parece simples mas estes são dois públicos estratégicos para
o êxito e a sustentabilidade dos negócios e, na relação
com eles, as empresas se deparam com inúmeros desafios. O objetivo deste
Painel é entender, debater e refletir coletivamente sobre as diversas questões
que envolvem a construção desses relacionamentos a longo prazo.
Coordenador: Sérgio A. P. Esteves, AMCE Negócios Sustentáveis
Ltda
Oficina 2
Gestão dos primeiros passos em responsabilidade social empresarial, continuação