Início da Página

Menu Principal

Onde Estou?

Você está na   » Página Inicial  » Imprensa  » Geração de trabalho e renda

Conteúdo do Sítio

Geração de trabalho e renda

O tema Cooperação intersetorial para o desenvolvimento local foi abordado no painel temático 8, dia 21 de junho, por Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos, ao lado de Jacques Pena, presidente da Fundação do Banco do Brasil (FBB); Gerard Zwetsloot, responsável de projetos da Iterchurch Organization for Development Cooperation; Nazem Nascimento, professor na Universidade Estadual Paulista (Unespa) e coordenador da Regional São Paulo da Fundação Unitrabalho; Neylar Lins, representante da Avina Brasil Nordeste; e Nilton Tadashi, assessor da Agência de Desenvolvimento Solidário da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Juntos, eles e suas organizações integram o Grupo de Ação Solidária no Nordeste Brasileiro, projeto que tem como objetivo gerar trabalho e renda à população. "A idéia, por trás desse objetivo, é promover a inclusão social e gerar condições que façam as pessoas atingirem uma auto-gestão o mais rápido possível", disse Nilton Tadashi. Para isso, são necessários investimentos nas cadeias de produção de mel, caju, resíduos sólidos, mandioca e confecção.

"Estas áreas de trabalho, foram escolhidas porque são atividades de maior vocação do semi-árido brasileiro", explicou Jacques Pena.

Mas o grupo ainda enfrenta muitas dificuldades como, por exemplo, falta de capital de giro, políticas públicas que nem sempre favorecem a iniciativa, organização da infra-estrutura, governança da cadeia produtiva, capacitação dos produtores, falta de assistência técnica e, principalmente, a comercialização, que foi alvo de muitas perguntas feitas pelos participantes presentes nesse Painel.

O Grupo de Ação Solidária desenvolve trabalhos que foram criados, reestruturados e comentados no Encontro Internacional do Nordeste Brasileiro, onde esse mesmo Grupo se apresentou para as empresas. Para o professor Nazem, "o Grupo de Ação Solidária no Nordeste Brasileiro busca estabelecer uma economia solidária, começando com o desenvolvimento local, fazendo com que a população tenha condições de obter saúde, educação no curto prazo, por meio da geração de trabalho e renda".

Programação da Conferência

Fim da Página

 Site Desenvolvido pela Acessibilidade Brasil 2005 | www.acessobrasil.org.br