Depois de cinco anos premiando jornalistas pelo seu trabalho
na cobertura de assuntos relacionados a responsabilidade social empresarial
(RSE), o 6º Prêmio Ethos de Jornalismo (PEJ), entregue na noite de quarta-feira
(21/6) inovou, focando nas iniciativas editoriais da mídia nacional. "Sou um
otimista e acredito na renovação das energias em prol da construção de uma sociedade
mais justa. Por isso, resolvemos contemplar os veículos de comunicação que mais
contribuem para gerar mudanças na estratégia de negócios das empresas", explicou
o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, depois da abertura oficial do
evento, feita pela coordenadora do prêmio, Inês Berloffa. Concorreram nesta
edição do Prêmio, 103 iniciativas editorias de diferentes veículos, mídias e
Estados.
Entre os 11 vencedores apresentados e entrevistados pela jornalista Glória Maria,
durante a cerimônia de premiação do 6º PEJ que, primeira vez, aconteceu durante
a Conferência Internacional do Instituto Ethos, duas publicações mereceram destaque
pela quantidade de prêmios recebidos: a TV Cultura e o jornal ´Valor Econômico´.
À solenidade, transmitida online, seguiu-se a apresentação da peça teatral Samwaad,
idealizada e dirigida pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo com o objetivo de trabalhar
a dança como forma de expressão entre jovens desfavorecidos.
Dentro da sexta edição do PEJ, cinco iniciativas foram eleitas por um Júri Especial,
integrado pelos jornalistas Caio Túlio Costa, Beth Carmona, Carlos Eduardo Lins
da Silva, Miguel Jorge, Ricardo Noblat e Sinval Medina, e outras cinco escolhidas
por um Júri Virtual, composto por associados do Instituto Ethos, que puderam
votar via internet. Com base nos resultados dessa votação eletrônica, somados
a uma escolha feita pelos participantes da Conferência, os organizadores criaram
mais uma categoria de premiação: o Prêmio Destaque.
Acompanhe a seguir a relação dos vencedores do Júri Especial:
Categoria Mídia Digital: Envolverde Revista Digital;
Categoria Mídia Eletrônica Rádio: a série especial 15 Anos
do Código de Defesa do Consumidor, feito pela Rádio Eldorado AM; Categoria
Mídia Eletrônica Televisão: documentário e programetes Dis Baixo
Sul, da TV Salvador; Categoria Mídia Impressa Jornal:
caderno Empresa & Comunidade, do jornal ´Valor Econômico´; Categoria
Mídia Impressa Revista: série especial Trabalho Escravo, da
revista ´Época´.
Os escolhidos pelo Júri Virtual foram: Categoria Mídia Digital:
Portal Setor 3; Categoria Mídia Eletrônica Rádio:
programa Mundo Sustentável, da Rádio CBN; Categoria Mídia Eletrônica
Televisão: programa Balanço Social, da TV Cultura; Categoria
Mídia Impressa Jornal: caderno Empresa & Comunidade, do jornal
´Valor Econômico´; Categoria Mídia Impressa Revista: Guia
Exame de Boa Cidadania Corporativa, da revista ´Exame´ e revista ´Adiante´.
Consolidando os resultados obtidos no Júri Virtual, o programa Balanço Social,
da TV Cultura, conquistou, também o Prêmio Especial.
Uma festa para os jornalistas engajados em projetos de RSE
Foi uma premiação "a la Oscar", com direito a suspense e brincadeiras entre
os promotores e apresentadores. O destaque especial foi para a "mestre de cerimônia",
Glória Maria, apresentadora do programa Fantástico, da Rede Globo.
A cerimônia do 6º Prêmio Ethos de Jornalismo (PEJ) reuniu jornalistas de várias
mídias, tornando conhecidos os rostos de quem está por trás dos produtos que
abordam a RSE, mas que nem sempre são conhecidos do público. No depoimento de
cada um, a certeza da conquista dos objetivos incialmente traçados e agora reconhecidos.
"Este prêmio representa uma forma de retribuição do que vimos fazendo para melhorar
e investir mais em pautas que retratem o que as empresas estão fazendo em RSE",
disse a editora do Portal Setor 3, do Senac, Daniela Marques.
"Nem sempre voamos em céu de Brigadeiro, mas certamente, o prêmio reconhece
uma luta de dez anos", comemorou o jornalista, Adalberto Woldianer Marcondes,
diretor responsável pela Envolverde - Revista Digital de Ambiente, Educação
e Cidadania.
"O caderno Empresa & Comunidade completa seis anos agora, juntamente com o ´Valor´;
eles praticamentes nasceram juntos. Queríamos, desde o início, contemplar um
movimento até então novo para a época. A decisão foi acertada e a premiação
coroa isso", disse Rosvita Saueressig, diretora de projetos editoriais do jornal
´Valor Econômico´. A mídia foi considerada a que melhor cobriu as ações de RSE
na categoria de veículo impresso tanto pelo Júri Especial quanto pelo Juri Virtual.
"Se antes se falava em apenas terceiro setor, hoje, já evoluímos para sustentabilidade
e Metas do Milênio e a idéia é a de que venhamos a renovar sempre, buscando
novos questionamentos", complementou Rosvita.
A premiação da mídia Rádio foi a mais descontraída e informal da noite, feita
no estilo talk-show. Ao receber o prêmio, em nome da rádio CBN, a editora Marisa
Tavares mencionou a satisfação de saber que seu programa, elaborado com o jornalista
André Trigueiro, estava sendo usado em sala de aula por um arquiteto, para estimular
os alunos a pensarem em soluções inovadoras de obras arquitetônicas para o futuro.
Por sua vez, a editora Tatiana Ferraz, da rádio Eldorado, declarou-se surpresa
ao receber o prêmio, especialmente porque, na edição especial recentemente lançada,
"falei mal de muita empresa, sob a ótica da visão crítica de consumidor".