Início da Página

Menu Principal

Onde Estou?

Você está na   » Página Inicial  » Página Inicial  » A arte como passaporte para a cidadania

Conteúdo do Sítio

A arte como passaporte para a cidadania

Quarenta e um jovens da periferia de São Paulo foram selecionados para integrar o grupo de dança do projeto Dança Comunidade, criado em 2003 , com o objetivo de unir o conhecimento do corpo a relações com a sociedade. O movimento tem o apoio do Sesc-Pompéia, de São Paulo; coordenação de Ivaldo Bertazzo, coreógrafo, bailarino, professor de dança e de terapias corporais; e patrocínio da Petrobras. O espetáculo sucedeu a Cerimônia de entrega do 6º Prêmio Ethos de Jornalismo (PEJ) no encerramento das atividades do terceiro dia da Conferência Internacional 2006.

Nesse projeto, estiveram envolvidos 13 arte-educadores, durante nove meses, e jovens de 11 a 18 anos que, além das aulas de canto, percurssão, ritmo, origami, lingüística, dança e saúde, ainda receberam atendimento médico, alimentação balanceada, transporte e bolsa-auxílio.

O espetáculo Samwaad, apresentado por eles na noite do dia 21 de junho, no Teatro Alfa (SP), já foi assistido por mais de 60 mil pessoas. Apesar disso, revela Ivaldo, no início foi necessário muito trabalho e dedicação para conquistar esse sucesso: "Foi um investimento de muito tempo, mas que acabou valendo a pena e dando um resultado bastante satisfatório. Eles têm uma capacidade de aprendizado muito grande, desconhecida pela sociedade", conta o coreógrafo.

Ivaldo destaca, ainda, que "todo ensino de arte-educação feito por ONGs é, no fundo, uma complementação ao ensino público".

Para a jovem de 16 anos, Gislene de Sousa, que está no grupo há três anos, a dança hoje é mais do que uma diversão, é uma profissão. "Agora quero continuar dançando. O meu sonho é dar aulas de dança". Abrir a cabeça para o que está acontecendo no mundo, é a dica que Gislene deixa para os jovens que lutam por uma oportunidade.

Programação da Conferência

Fim da Página

 Site Desenvolvido pela Acessibilidade Brasil 2005 | www.acessobrasil.org.br