Início da Página

Menu Principal

Onde Estou?

Você está na   » Página Inicial  » Imprensa  » Como potencializar os resultados da sustentabilidade

Conteúdo do Sítio

Como potencializar os resultados da sustentabilidade

A oficina Gestão de Projetos para a Sustentabilidade, conduzida por Aerton Paiva, sócio diretor da Apel Consultoria Empresarial, ofereceu aos participantes uma oportunidade de revisitar a relação existente entre as estratégias e os projetos, sob a perspectiva unificada da metodologia PMBOK (PMI - Project Management Institute©) e dos indicadores da sustentabilidade (Ethos, Metas do Milênio, GRI, entre outros). O público se deparou com desafios propostos sobre métodos para potencializar os resultados da sustentabilidade, a partir dos investimentos em projetos estratégicos, e como repensar o desenvolvimento de produtos e serviços das organizações.

Aerton exemplificou que as empresas investem grandes valores em projetos e muitos deles não se viabilizam. Diante deste cenário, as metodologias não têm como objetivo criar regras ou normas, mas consolidar boas práticas no gerenciamento de projetos.

Dividido em 25 grupos, o público foi convidado a pensar soluções para uma empresa fictícia, incluindo os diversos atores da sociedade, tornando prático o discurso do valor e da transparência. O desafio, segundo Aerton é "questionar, desde o escopo do projeto, de um novo produto, por exemplo, até se ele foi planejado para minimizar os impactos ambientais e sociais". Além dessa questão básica, cabem outros questionamentos como a integração da cadeia de produção por pequenos fornecedores; a contribuição para a capacitação ou formação profissional; e o estímulo ao consumo consciente. Porém, alerta o diretor da Apel, "mais importante do que obter as respostas é estimular o diálogo e a reflexão, criar a cultura para definir um mapa das partes interessadas".

A oficina trouxe para José Carlos Alves, gerente nacional de racionalização de gastos e eliminação de desperdícios da Caixa Econômica Federal, uma nova perspectiva de atuação para projetos em andamento no banco. "Temos projetos desenvolvidos dentro da metodologia PMI e podemos incorporar também princípios de responsabilidade social empresarial, buscando questionar como as ações podem contribuir com as Metas do Milênio e da Global Reporting Initiative (GRI), como ações efetivas em busca da sustentabilidade".

A experiência também foi positiva para Alcino Vilela, analista de responsabilidade social da Elektro Eletricidade. "Adotamos outra metodologia para gerenciamento de projetos, certificada com a ISO 9001, e a oportunidade de trocar experiência com profissionais que utilizam outras técnicas é muito construtiva, pela pluralidade de opiniões de profissionais atuantes em diferentes setores".

Programação da Conferência

Fim da Página

 Site Desenvolvido pela Acessibilidade Brasil 2005 | www.acessobrasil.org.br