Início da Página

Menu Principal

Onde Estou?

Você está na   » Página Inicial  » Edição 2006  » O Evento

Conteúdo do Sítio

O Evento

A Conferência Internacional 2006 - Empresas e Responsabilidade Social é uma realização do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social ,com coordenação operacional do UniEthos - Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável,em parceria com o Instituto Akatu Pelo Consumo Conscientee o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Pnud).

O Tema

O papel da empresa socialmente responsável em uma sociedade sustentável.

A cada dia nos deparamos com novas questões relacionadas a sustentabilidade de nossa sociedade. O debate sobre os impactos socioambientais das atividades humanas deixa o campo da análise de probabilidades e ganha concretude nos freqüentes desastres naturais, no surgimento de novos vetores de doenças, e nas variadas e crescentes convulsões sociais.

Impõe-se um sentido de urgência. A cada dia soam novos alarmes. A atual situação e tendências apontadas pelos indicadores de pobreza e miséria, de desigualdades, de injustiças e de degradação das condições ambientais requerem mudanças rápidas e profundas no modo de pensar e fazer das pessoas e organizações.

As demandas por uma sociedade sustentável ganham rapidamente novos adeptos. Há, sem dúvida, um movimento real na economia nacional e mundial para a introdução de comportamentos, técnicas e tecnologias de impacto socioambiental menos negativo. Cada vez mais os conflitos e dilemas desse processo são incorporadas às análises de risco e oportunidades dos negócios. Entretanto, a envergadura das iniciativas empresariais ainda estão, aparentemente, muito aquém da dimensão dos problemas. É necessário acelerar o processo de troca de informações e conhecimento para aumentar o ritmo das mudanças.

É nesse contexto que a discussão sobre ‘O Papel da Empresa Socialmente Responsável em uma Sociedade Sustentável’, tema central da Conferência Internacional 2006, apresenta-se tão oportuno.

Discutiremos aqui como o movimento de RSE pode, ou não, se constituir em uma plataforma de convergência de forças econômicas, sociais e políticas para a construção de sociedades sustentáveis.

Estrutura

Serão realizadas cinco Plenárias, duas Mesas-redondas, oito Painéis temáticos, duas Oficinas de gestão e algumas atrações culturais com o objetivo de ampliar o espaço de reflexão e de interação entre os participantes.

Plenárias: objetivam aprofundar o marco conceitual e a visão política do movimento de responsabilidade social empresarial. O debate visa identificar e refletir em profundidade sobre as contribuições, os desafios, os dilemas e os papéis das empresas, das organizações do Estado, das organizações da sociedade civil e dos cidadãos na construção de uma sociedade sustentável.

Mesas-redondas: visam apresentar e colocar em debate dilemas e visões diversas, realidade econômica e socioambiental, promovendo reflexões propositivas e ações convergentes para a superação dos desafios e das dificuldades.

Painéis temáticos: espaços para apresentações e discussões das lições aprendidas nas experiências bem-sucedidas de incorporação do comportamento sustentável e socialmente responsável nas decisões de investimento e gestão dos negócios.

Oficinas de gestão: espaços para troca de experiência de implementação da responsabilidade social nos processos gerenciais das empresas, por meio de exercícios práticos estruturados e orientados.

Atrações culturais: O evento será permeado por atividades culturais relacionadas a sustentabilidade, celebrando a riqueza e diversidade de iniciativas culturais brasileiras.

Acompanhe, a seguir, a programação, escolha as atividades de sua preferência e realize já sua Inscrição!

Programação da Conferência

Fim da Página

 Site Desenvolvido pela Acessibilidade Brasil 2005 | www.acessobrasil.org.br