Início da Página

Menu Principal

Onde Estou?

Você está na   » Página Inicial  » Edição 2006  » Acessibilidade

Conteúdo do Sítio

Acessibilidade

O Instituto Ethos disponibilizará nas plenárias e mesas-redondas intérpretes de Língua de sinais brasileira (Libras), garantindo assim o direito à comunicação de pessoas surdas. Os participantes estrangeiros que se utilizam da Língua de sinais inglesa ou espanhola ou necessitam de legenda nessas línguas, por favor informar no ato da inscrição para a busca de uma solução adequada.

Pessoas surdas oralizadas, que necessitam de tradução simultânea para texto em português, favor informar a organização do evento no momento da inscrição.

Pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida terão atendimento prioritário. Participantes da Conferência que por qualquer motivo tenham dificuldade de se movimentar, permanente ou temporariamente, por favor, avisem a organização do evento no ato da inscrição para que as providências já tomadas, como a reserva de assentos preferenciais, sejam conduzidas de forma mais eficaz.

Pessoas cegas e com deficiência visual que necessitem da programação em braile, em letra ampliada e/ou em meio digital, por favor, avisem a organização de sua condição no ato da inscrição.

Contexto

A internet está se expandindo rapidamente, assim como o aumento da demanda pela inclusão de usuários. Daí surge a necessidade de se criar sites acessíveis.

A legislação brasileira, no Decreto Federal n°5.296/04, aborda entre outros temas a importância de permitir e garantir o acesso de pessoas com deficiência à qualquer informação.

Buscando um enfoque de desenvolvimento inclusivo e sustentável, o Instituto Ethos está disponibilizando, no hot site da Conferência Internacional - Empresas e Responsabilidade Social 2006, ferramentas que permitem o acesso de pessoas com deficiência.

Qual o diferencial desse ambiente virtual?
Um site acessível atende as necessidades de pessoas com deficiência, que não teriam acesso as informações contidas no ambiente virtual se o mesmo não fosse construído de forma a permitir o uso de programas de leitura de voz entre outros recursos. Abaixo, estão algumas perguntas sobre as ferramentas de acessibilidade.

. Quais as ferramentas de acessibilidade empregadas no hot site?
O hot site da Conferência Internacional 2006 Ethos tem ferramentas que permitem ao usuário com e sem deficiência adequá-lo a forma que melhor lhe convém. É possível ampliar ou reduzir o tamanho das letras, para pessoas com baixa visão ou com dificuldade visual; pode-se adequar o layout do site de forma a torná-lo acessível para que programas de leitura de voz possam ler o conteúdo para pessoas cegas.

. Qual o perfil do usuário que deverá ter o acesso ´facilitado´ por essa ferramenta?
A princípio, as ferramentas de acessibilidade foram criadas para pessoas com deficiência, principalmente as cegas ou com baixa visão. No entanto, podem facilitar também o acesso de pessoas sem deficiência, que por algum motivo estejam com dificuldades em ler o conteúdo.

Programação da Conferência

Fim da Página

 Site Desenvolvido pela Acessibilidade Brasil 2005 | www.acessobrasil.org.br